Foto: Rui Porto Filho
Objetivo das Olimpíadas foi promover socialização entre servidores
As finais da 1ª Olimpíada do Servidor agitaram a cidade no último sábado (6). Os jogos, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Administração em parceria com a Secretaria de Esporte, Turismo e Lazer; Secretaria de Cultura e Secretaria de Políticas para Mulheres, foram realizados no Ginásio Municipal Engenheiro Mauricio Soares Bittencourt e reuniram equipes de várias secretarias municipais.
Durante o encerramento oficial da I Olimpíada de Integração do Servidor, a secretária de administração Carla Mussi, que também representou o prefeito Riverton Mussi, ressaltou a importância da parceria com as demais secretarias e agradeceu a participação de todos os servidores. O secretário de turismo, esporte e lazer, Alex Moraes, e a secretária de cultura, Sheila Polly, agradeceram a participação dos servidores e reforçaram que o evento terá continuidade nos próximos anos. O balé da Fundação Macaé de Cultura e a dança de rua do grupo Art Luz tomaram conta da quadra e encantaram o público antes da premiação. Após a entrega de medalhas e troféus, a animação ficou por conta da Liga das Escolas de Samba de Macaé.
A corrida rústica, realizada no entorno do Ginásio, abriu o último dia de competição. O tempo nublado do final de semana não estragou a festa dos servidores municipais, que compareceram em peso. As mulheres deram a largada na corrida e os homens saíram logo em seguida. A vencedora da prova feminina foi Maria Aparecida, da secretaria municipal de Esporte, Turismo e Lazer. Os campeões da corrida rústica masculina foram Jorge Luiz Rodrigues, da secretaria de Fazenda, dentre os competidores com mais de 30 anos de idade, e Rubem Barbosa, do Cemeaes, dentre os competidores com menos de 30 anos. No ciclismo masculino, os servidores Anderson Alexandre, da secretaria de Cultura, José Bispo, também da Cultura, e José Manoel, da Controladoria, foram os campeões nas modalidades 30, 35 e 50 anos, respectivamente. No ciclismo feminino, a vitória ficou com Josiane Lúcia, da secretaria do Idoso.
Já na quadra do Ginásio Municipal Engº Maurício Bittencourt, as mulheres começaram a disputa por medalhas no jogo de queimada. Logo no primeiro jogo, o time da secretaria de Administração (Semad A), venceu a secretaria de Cultura. O Semad B venceu o time da secretaria de Esporte, Turismo e Lazer (Semel) no segundo jogo. Em um dos jogos mais disputados, o time A da Semad bateu o forte time da Controladoria e seguiu para a final. Do outro lado da chave, a equipe da Semad B venceu a secretaria dos Direitos da Mulher e também garantiu o seu lugar na final, que só deu Semad. Os times A e B fizeram um jogo disputado e o título ficou com a equipe B da secretaria de Administração.
A final do basquete também foi acirrada. Os times do Gabinete e da Semel protagonizaram um dos jogos mais disputados de toda a Olimpíada. Após ficar na frente boa parte do tempo, chegando a abrir seis pontos de vantagem, o Gabinete cedeu o empate no último lance da partida, o que levou o jogo para a prorrogação. Com muita raça e superação, a Semel venceu o jogo por 40 a 35 e se tornou campeã no basquete.
Na final de Futsal também houve emoção até o fim. Em mais um jogo disputado, a Defesa civil começou tentando impor seu ritmo de jogo e pressionando o adversário. Logo nos primeiros minutos desperdiçou duas chances. A Semel, por sua vez, se defendia bem e explorava o contra-ataque. Aos poucos o jogo foi ficando mais equilibrado e aberto. Com a suada vitória por 2x1, a Semel se tornou campeã de Futsal.
Já no vôlei masculino, a Semel novamente se impôs e conquistou o primeiro lugar ao vencer a Controladoria. Na disputa feminina, a equipe vencedora foi a secretaria de Cultura, e o segundo lugar ficou com a secretaria de Fazenda.
Na única disputa mista, vitória de Marilene e Josimar (sec. Idoso) no buraco. Disputa movimentada também tiveram os esportes individuais. O vencedor de damas foi Fabiano (sec. Mobilidade Urbana). Entre as mulheres, a vitória foi de Miriam (sec. Idoso). No dominó masculino, vitória de Jaílton (sec. Cultura). No feminino, a vencedora foi Sidnéia (sec. Administração). No tênis de mesa masculino, vitória de Mário César (sec. Educação). No feminino, a campeã foi Míria Carvalhães (sec. Cultura).