Primeira reciclagem para agentes de trânsito começa neste sábado

26/04/2013 17:38:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: João Barreto

Curso de reciclagem para agentes de trânsito visa melhorar a qualidade dos serviços prestados por todos os agentes de trânsito

Começa neste sábado (27) o curso de reciclagem para agentes de trânsito que atuam na Secretaria de Mobilidade Urbana. Um total de 141 agentes participarão da programação, que segue neste domingo (28), no auditório do Hospital Público de Macaé (HPM), às 7h30min. Para atender todos os agentes, a prefeitura dividiu o curso em um cronograma específico.

Duas turmas vão passar pela capacitação nos dias 18 e 19 de maio. A intenção é a melhor qualidade dos serviços prestados por todos os agentes de trânsito do município.

O objetivo da reciclagem é contribuir com a educação de trânsito no município, destacar as normas e regras previstas no Código de Trânsito Brasileiro, e apresentar as abordagens corretas dos agentes aos motoristas. A intenção é permitir que os agentes de trânsito atuem com padrões adotados pela Secretaria de Mobilidade Urbana e utilizem a mesma linguagem no tratamento com o público.

Esta é a primeira etapa do curso no ano de 2013, que nos próximos meses também vai abranger outras etapas.

A capacitação será ministrada pela equipe que atua na área jurídica da Secretaria de Mobilidade Urbana. No decorrer do curso, haverá palestras sobre legislação de trânsito, multa, formas ideais de orientações aos motoristas e pedestres, além de dinâmicas de grupo.

Os agentes de trânsito são os encarregados de dar cumprimento ao que determina o Código Nacional de Trânsito, permitindo com que todos os cidadãos, pedestres ou motoristas, respeitem as leis de trânsito, contribuindo assim na orientação e coordenação do fluxo viário do município.

Hoje, Macaé registra mais de 75 mil veículos emplacados. As principais infrações de trânsito aplicadas pelos agentes no município são: falta do uso do cinto de segurança, avanço ao sinal de trânsito, trafegar pelo acostamento e falar ao celular.

É de competência dos agentes de trânsito a aplicação de notificações por infrações, em razão do convênio assinado com o Detran/RJ e face à Portaria nº. 3741, de 17/08/2006, da Presidência do Detran, que concedeu aos Agentes de Poder de Polícia de Trânsito.