Primeira rodada de negócios fomenta economia local

05/06/2014 13:17:00 - Jornalista: Juliene Silveira

Foto: Maurício Porão

O encontro teve objetivo de estimular negócios mais competitivos entre empreendedores locais e a prefeitura

A primeira Rodada de Negócios do país, organizada por uma gestão municipal, aconteceu na quarta-feira (04), no auditório do Senai/Firjan, em Macaé. O encontro, realizado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), com assessoria técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve como objetivo estimular negócios mais competitivos entre empreendedores locais e a prefeitura, gerando economia nas compras públicas, além de dar maior transparência ao processo. Cerca de 60 fornecedores participaram do evento.

Para o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, a rodada marcou a participação da sociedade nas decisões do governo. “Esse é um momento histórico. Estou satisfeito com o resultado, pois estamos desenvolvendo uma gestão social, uma democracia moderna, com oportunidade de aproximação do poder público com a rede privada”, disse.

Na ocasião, Vandré informou que outro avanço, com as mesmas finalidades, é o conjunto de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, no valor de até R$ 80 mil, que são realizadas desde o segundo semestre do ano passado. "Com mais oportunidades de negócio, as empresas locais fortalecem o desenvolvimento econômico do município", frisou.

Crescer é a esperança da microempresária Paula Costa, da MC Engenharia e Treinamento. “Vejo uma grande transparência e facilidade em ter oportunidade de prestar serviço à prefeitura”, ressaltou Paula, acrescentando que a empresa iniciou as atividades em abril deste ano.

A partir desse encontro, a prefeitura vai elaborar editais nos quais serão definidas as modalidades licitatórias de cada compra. Elas podem ser do tipo carta convite, tomada de preço, concorrência pública ou pregão presencial.


Fotos Relacionadas