Foto: Maurício Porão
O encontro teve objetivo de estimular negócios mais competitivos entre empreendedores locais e a prefeitura
A primeira Rodada de Negócios do país, organizada por uma gestão municipal, aconteceu na quarta-feira (04), no auditório do Senai/Firjan, em Macaé. O encontro, realizado pelo Fundo Municipal de Desenvolvimento Econômico e Social (Fumdec), com assessoria técnica do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), teve como objetivo estimular negócios mais competitivos entre empreendedores locais e a prefeitura, gerando economia nas compras públicas, além de dar maior transparência ao processo. Cerca de 60 fornecedores participaram do evento.
Para o presidente do Fumdec, Vandré Guimarães, a rodada marcou a participação da sociedade nas decisões do governo. “Esse é um momento histórico. Estou satisfeito com o resultado, pois estamos desenvolvendo uma gestão social, uma democracia moderna, com oportunidade de aproximação do poder público com a rede privada”, disse.
Na ocasião, Vandré informou que outro avanço, com as mesmas finalidades, é o conjunto de licitações exclusivas para micro e pequenas empresas, no valor de até R$ 80 mil, que são realizadas desde o segundo semestre do ano passado. "Com mais oportunidades de negócio, as empresas locais fortalecem o desenvolvimento econômico do município", frisou.
Crescer é a esperança da microempresária Paula Costa, da MC Engenharia e Treinamento. “Vejo uma grande transparência e facilidade em ter oportunidade de prestar serviço à prefeitura”, ressaltou Paula, acrescentando que a empresa iniciou as atividades em abril deste ano.
A partir desse encontro, a prefeitura vai elaborar editais nos quais serão definidas as modalidades licitatórias de cada compra. Elas podem ser do tipo carta convite, tomada de preço, concorrência pública ou pregão presencial.