Primeira Semana da Criança e do Adolescente recebe programação especial

07/10/2015 12:50:00 - Jornalista: Liliane Barboza

Foto: Maurício Porão

Nesta quarta-feira, as atividades recreativas aconteceram na Praça no Novo Visconde

A Primeira Semana Municipal da Criança e do Adolescente, instituída pela Lei 4.036/2014, está sendo realizada com uma extensa programação que para comemora ainda o Dia da Criança. Nesta quarta-feira (7), jovens assistidos pelo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do Novo Visconde, Botafogo e Aroeira participaram de várias atividades recreativas na Praça Edgard dos Santos Moreira, no bairro Novo Visconde.

A secretária de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, Josefa Sampayo, conta que o objetivo é proporcionar alegria para as crianças e adolescentes do Cras. "Essas atividades são uma forma de interação e socialização desses jovens", ressaltou, acrescentando que as atividades prosseguem nesta quinta-feira (8), no Cras da Barra e na Praça Veríssimo de Melo, onde a programação será realizada de 9h às 17h. Já no sábado (10), o evento será de 9h às 13h, também na praça.

O gestor do Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA), Rafael Amorim, explica que eles, juntamente com o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDDA), apoiam a semana.

- Estamos realizando, além de atividades físicas, palestras para os adolescentes e diferentes ações que contam com a parceria da Fundação de Esporte (Fesporte) e das secretarias de Mobilidade Urbana; Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, e Governo.

O ponto alto da semana será no dia 12 de outubro, a partir das 9h, na orla da Praia dos Cavaleiros, quando serão realizadas atividades para garantir a alegria da criançada, como brincadeiras, atividades recreativas, pula pula, distribuição de pipoca, algodão doce, entre outras.

Centro de Referência de Assistência Social - Em Macaé, são sete Cras onde são oferecidos serviços por uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo, pedagoga, assistente social, recreadores, entre outros profissionais.

Nos locais é possível contar ainda com: Proteção e Atendimento Integral à Família (PAIF) - responsável pelas ações de acolhida, orientações e encaminhamentos aos serviços públicos; cadastramento para o CadÚnico e Programa Bolsa Família; acompanhamento familiar; campanhas comunitárias; busca ativa; visita domiciliar; orientações e encaminhamentos para o Benefício de Prestação Continuada (BPC); Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e atividades em grupos.


Fotos Relacionadas