Foto: Ana Chaffin
A Guarda Ambiental de Macaé foi criada há pouco mais de um ano.
Macaé vai sediar o primeiro Seminário da Guarda Ambiental do Estado do Rio de Janeiro, que será no auditório do Núcleo em Ecologia e Desenvolvimento Socioambiental (Nupem/UFRJ), no Bairro Barreto, nesta sexta-feira (27), das 9h às 16h30. No evento, será destacado o trabalho da prefeitura, por meio da Guarda Ambiental Municipal, vinculada à Secretaria de Ordem Pública, que apresentará os resultados dos serviços desenvolvidos, entre eles as estatísticas que envolvem resgate de animais e combate ao desmatamento e à caça ilegais.
Após o cerimonial da abertura oficial, os participantes vão se confraternizar num café da manhã, das 10h às 10h30, para, em seguida, começarem as palestras. A primeira será sobre “Legislação Ambiental”, com o corregedor Gustavo Guedes Mendonça; das 11h às 11h30, o tema abordado será “As Pesquisas e a Conservação do Parque Nacional da Restinga de Jurubatiba”, com o professor Rodrigo Lemes Martins; das 11h30 às 12h, “Ambientes Aquáticos Continentais”, palestra com Bruno Cortat e Paula Araújo.
A programação continua na parte da tarde. Das 14h às 14h30, haverá palestra sobre “Policiamento Administrativo Ambiental Municipal: a Guarda Ambiental e o Conceito de Ordem Pública”, com o professor João Alexandre; das 14h30 às 15h, o tema será “Parque Atalaia e Guarda Ambiental: Exemplos de Gestão Compartilhada”, com o biólogo Alexandre Bezerra; das 15h às 15h30, apresentação dos serviços realizados pela Guarda de Macaé com as respectivas estatísticas pelo comandante da unidade, Madson Nazareno, que estará acompanhado de guardas ambientais, até o encerramento previsto para as 16h30.
Conheça um pouco a Guarda Ambiental Municipal
A Guarda Ambiental foi criada no dia 19 de setembro de 2012, quando a Câmara Municipal aprovou o Decreto nº 108/2012, de 10 de maio de 2012. O órgão começou como Departamento de Proteção Ambiental da Guarda Civil de Macaé e foi regulamentado porque se destacava no trabalho de captura e resgate de animais silvestres peçonhentos ou não, de pessoas em locais de difícil acesso, no combate a incêndio em áreas de preservação ambiental e em outras ações.
A unidade tem suas ações centradas também durante eventos como enchentes, quando os homens da Guarda Ambiental fazem um trabalho estatégico na força tarefa junto com a Defesa Civil, Limpeza Pública, Saúde, Desenvolvimento Social e outros órgãos municipais envolvidos nas ações para garantir a defesa e auxílio da população.
Quem quiser colaborar com o trabalho da Guarda Ambiental de Macaé pode solicitar ajuda pelo telefone (22) 9701.9770, que funciona 24 horas diariamente.