Ausente do carnaval macaense durante 12 anos, a escola de samba Princesinha do Atlântico está de volta. Diretores da tradicional agremiação do bairro Cajueiros promoveram neste domingo (2) uma feijoada, no Americano Futebol Clube, onde definiu o samba enredo que entrará na avenida em 2008. Com o enredo “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho”, os compositores Gérson, Alemão, Jamil e Malaka sagraram-se vencedores no concurso. O evento que reuniu sambistas e amigos da agremiação teve o apoio da prefeitura e secretaria Especial de Integração Governamental.
Fundada em 1979, a escola de samaba surgiu de uma roda de amigos que se encontravam para conversar e beber, nos Cajueiros. Segundo Joel Cruz, pai da escola, o carnaval de Macaé era alvo de críticas da imprensa e de visitantes. Foi quanto os antigos integrantes do bloco Sujo resolveram criar a agremiação Princesinha do Atlântico, a verde-rosa macaense.
Atual presidente da escola, João Batista Silva, o Tiê, espera voltar em grande estilo ao carnaval 2008. Parada por 12 anos por não ter uma quadra para ensaios e outras atividades, a agremiação retornará no Grupo 1, o de acesso ao Grupo Especial.
– A Princesinha não pode ficar ausente do carnaval de Macaé e agora voltaremos em grande estilo. Em 2008 podem esperar a verde-rosa com muita alegria na avenida. Queremos revolucionar no próximo carnaval – disse Tiê.
Presidente da Liga Independente das Entidades Carnavalescas de Macaé (Liecam),José Carlos Antônio, o Dica, prestigiou o evento e afirmo
– Uma escola de ponta como é a Princesinha do Atlântico não pode ficar ausente durante tanto tempo do carnaval. A agremiação que ficou adormecida hoje está renascendo. O carnaval macaense precisa da Princesinha do Atlântico, Aroeira, Pulo do Gato, Castelo Imperial e outras agremiações que enriquecem a maior festa popular brasileira – afirmou Dica.
Secretário executivo de Marketing e Relações Públicas, Décio Braga, também esteve presente no evento. O secretário adiantou que é do entendimento do prefeito que o carnaval em 2008 supere o de anos anteriores.
– É preciso pensar no carnaval de janeiro a janeiro. A indústria carnavalesca permite desenvolvermos ações sociais, culturais e na geração de empregos. Macaé está evoluindo neste processo com total apoio do prefeito Riverton, da Liecam e de empresas para que em 2008 seja feito um carnaval maravilhoso – contou o secretário que parabenizou a iniciativa da Princesinha do Atlântico.
Confira abaixo o samba eleito que entrará na avenida no carnaval 2008.
G.R.E.S. Princesinha do Atlântico
Enredo: “No meio do caminho tinha uma pedra. Tinha uma pedra no meio do caminho.”
Carnavalesco: Jorginho di Paula
Compositores: Gérson / Alemão / Jamil / Malaka
Navegando em busca de conhecimento
A verde rosa vem mostrar
A evolução da mente humana que vivia nas trevas
Onde o homem não sabia caminhar
Mas de repente surgiu
Um raio de luz
Que tudo clareou
Um horizonte despertou pra essa gente
Uma nova era começou
Gira gira gira mundo
Deixa o mundo girar
Invenções e descobertas
Até hoje faz pensar
Veio a ganância, a cobiça, o bem e o mal
Surge a desconfiança
E a violência em manchetes de jornal
Vendo a terra se esvair
A fauna e a flora
Pouco a pouco sucumbir
Grandes homens já morreram
Pelo bem da humanidade
O verde traz a esperança
Dos mestres de boa vontade
Pétalas de rosa pelo chão
Criança, o futuro da nação
Sou Princesinha já provei eu sou raiz
Bate forte bateria nosso povo está feliz
Sou Princesinha já provei eu sou raiz
Bate forte bateria
Hoje o Cajueiros está feliz