Princesinha leva fé para avenida homenageando São Jorge

12/02/2015 11:11:00 - Jornalista: Celício Aguiar/Assessoria Liecam

Foto: Maurício Porão

Esquentam os tamborins no barracão da Princesinha

Vira e mexe lá está ele presente em algum enredo, sempre desfilando sua bravura no Carnaval. São Jorge é o homenageado do Grêmio Recreativo Escola de Samba (GRES) Princesinha do Atlântico, a quarta agremiação carnavalesca a entrar na Passarela do Samba, na segunda-feira (16). Com o enredo, a escola vai mostrar a paixão pelo santo guerreiro.

São Jorge é um cavaleiro templário, popular santo nascido no século III D.C., na Capadócia – região da Turquia, um fiel seguidor de Cristo, pois sempre demonstrou sua fé inabalável ao Cristianismo, mesmo diante das torturas impostas pelo imperador Diocleciano, pois renegava as ordens de adorar os ídolos do imperador, os quais chamavam de falsos deuses.

Venceu terríveis batalhas, conquistando a adoração dos povos do Oriente, Europa e Ocidente. Tornou-se patrono de Portugal e Inglaterra, porém, acabou degolado pelo imperador em 23 de abril de 303, data que perpetua até os dias atuais. Em sua homenagem, foram erguidos igrejas e templos de fé para que os fiéis o pudessem contemplar.

Devido à sua fé, São Jorge foi um dos poucos santos sincretizado à religião espírita, onde nos terreiros os ‘Ogãs’ tocam seus atabaques para que o poderoso ‘Ogum’, orixá da guerra, do fogo, do ferro e da paz, possua a divina proteção a seus devotos.

São Jorge, no Brasil, é conhecido por ser o protetor dos bombeiros, considerados heróis combatentes do perigo, do fogo e também padroeiro e protetor do Sport Club Corinthians Paulista.

E é assim, protegida pelo santo guerreiro, que o carnavalesco Jamil Dias traz para a avenida um desfile com três carros alegóricos e dez alas abençoadas pela divindade para, segundo expectativa da escola, ser a grande campeã do Carnaval 2015.

SAMBA DE ENREDO

Compositor: Cesar Reis

DA CAPADÓCIA, O NOBRE CAVALEIRO

DA CRUZ, FIEL SEGUIDOR, A FALSOS DEUSES JAMAIS SE CURVOU

FEROZES BATALHAS SAIU VENCEDOR

EM VINTE E TRES DE ABRIL

O IMPERADOR TEVE SUA FÚRIA DERROTADA

NAS CATEDRAIS A REVERÊNCIA, AO GUARDIÃO DA LIBERDADE

EM TODO MUNDO SUA FORÇA E BONDADE

VEM CONDUZ O MEU CANTAR

VEM MEU SAMBA É SEU LOUVOR

GIRA BAIANA PRO SEU ORIXÁ

DEIXE MINHA ESCOLA TE LEVAR

A CADA MOMENTO, NA ESTRADA DO TEMPO, CRESCE A ADORAÇÃO

SEMPRE ALERTA, O ESCOTEIRO, CONFIANDO NA SUA PROTEÇÃO

INTERCESSÃO PARA FIEL TORCIDA

FITAS COLORIDAS SÃO AMULETOS DESSA NOSSA DEVOÇÃO

HOJE, EU ROGO A TI MEU SANTO PROTETOR

EMPUNHA A ESPADA, OUVE MEU LOUVOR

ABRE OS CAMINHOS, PRA MINHA VERDE E ROSA

E GUARDA A NOSSA LUA MAJESTOSA

NA FORÇA E NA FÉ, EU VOU...

SOU PRINCESINHA, JAMAIS VOU NEGAR

AO LADO DE “JORGE”, O MEU PADROEIRO

NESTA BATALHA, TAMBÉM SOU MAIS UM GUERREIRO