Pró-atendimento capacita 140 trabalhadores do comércio

07/06/2016 17:29:00 - Jornalista: Ana Menezes

Foto: Rui Porto Filho

Objetivo é qualificar para o mercado de trabalho

Nesta terça-feira (7), 140 participantes do curso pró-atendimento comemoraram a nova capacitação na entrega do diploma de qualificação, voltado para funcionários e microempreendedores do comércio e rede hoteleira. Promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Tecnológico e Turismo, o curso abordou temas relacionados à qualidade no atendimento ao cliente, finanças do empreendedor e técnicas de vendas.

- Nosso objetivo é abrir novos horizontes, esse curso voltado ao comércio visa qualificar mão de obra para atrair e conquistar o consumidor macaense. Com o bom atendimento e a organização, o cliente é conquistado e permanece fiel. A intenção é que o comércio interno se fortifique cada vez mais, com bons vendedores e compradores. Isso só é possível com bons profissionais atuando na área, ressaltou o subsecretário de Indústria e Comércio, Clóvis Lima.

Mariane Tereza da Costa Marvila é química por formação e estava desempregada. Resolveu voltar ao mercado de trabalho como revendedora de cosméticos, para aumentar a renda familiar. "Busco sempre pela inovação, pois não consigo ficar parada. O curso foi ótimo e todo aprendizado é válido. A forma de abordagem aos clientes, de como argumentar em situações embaraçosas, foi o tema que mais chamou minha atenção. Aprendi que devemos priorizar a qualidade do produto que trabalhamos e passar isso para o cliente da melhor forma possível", afirmou.

Elenilda Oliveira Santos é microempreendedora do ramo das refeições. Ela oferece, semanalmente, cerca de 40 quentinhas para a região do entorno ao Jardim Guanabara. Já Patrícia Leotório trabalha com artigos artesanais, como cestas de café da manhã e cosméticos artesanais, no Mercado Mix da Moda aos fins de semana. Ambas participaram do curso e ficaram sabendo através de divulgação por mídia social. No decorrer das aulas, além das dicas de atendimento ao público, o que mais gostaram foi o cuidado que elas precisam ter com o fluxo de caixa. "Aprendemos que a organização é a base para qualquer negócio dar certo, o controle das finanças é o primeiro passo a ser tomado", destacaram.

Representantes da área de venda da empresa Viana Offshore, Rian Porto Trindade, Osvaldo Alvez Duarte Costa, Alair Motta e Vinícius da Silva França Daniel foram alguns alunos que receberam o diploma e a missão agora é disseminar o aprendizado para os demais colaboradores da empresa.

- A empresa nos deu essa oportunidade de participar do curso para aprimorar nossas técnicas de vendas. Tentamos absorver o máximo possível para praticar no dia a dia e passar adiante, pois nos tornamos multiplicadores do conhecimento -, afirmaram, acrescentando que uma das técnicas abordadas durante o curso já utiliza a chamada 'boomerang'. "Aprendemos conquistar a confiança do cliente. Vamos realizar uma reunião antes do expediente para divulgar as novas informações para mais 30 funcionários do setor", concluíram.

O curso aconteceu de 16 a 25 de maio, das 9h às 12h, na antiga Câmara Municipal, foi guiado por professores universitários e contou com o apoio da Sincomacaé e Fecomércio RJ.


Fotos Relacionadas