Foto: Moisés Bruno
Um divertido encontro entre cães e tutores apaixonados aconteceu na manhã deste sábado (19), em Macaé. A primeira edição do "Pró-Bem Caminha com os PETs”, uma iniciativa do Programa de Saúde e Bem-Estar Social com o apoio da Secretaria de Proteção Animal e da Coordenadoria Especial de Vigilância Ambiental em Saúde (Cevas), aconteceu na Praia de Imbetiba. O objetivo, segundo a primeira-dama e coordenadora do Pró-Bem, Quelen Rezende, foi arrecadar ração para ajudar instituições e abrigos de animais, além de buscar a valorização dos pets.
Com mais de 200 inscritos, a caminhada teve um percurso de 1,2 quilômetros de distância, com arrecadação de 500 quilos de ração, em média. Mãe e filha, Sueli Carvalho, 73 anos, e Malu Carvalho, 31 anos, levaram a pet de quatro anos para o evento. “A ação é muito interessante e espero que aconteça mais vezes, pois é uma oportunidade para nosso animal, assim como, para ajudar as instituições que precisam”, ressaltou.
“Essa caminhada é pioneira em Macaé e região. O intuito é a valorização dos pets do município, o nosso amigo do dia a dia. Além disso, é um evento divertido, saudável e para toda a família, com a troca de diversas experiências. A proposta é dobrar o número de participantes no próximo ano”, disse a primeira-dama.
Além do passeio, o evento contou com prestações de serviços de saúde veterinária, e espaço para adoção responsável. Também foram reservados três pontos com água fresca e potável para os animais se refrescarem. A caminhada contou, ainda, com interação entre famílias, ações preventivas e educativas sobre os cães, orientação de profissionais, vacinação antirrábica, recreações, e certificados para os pets que concluíram o percurso.
“A inserção dos animais na vida urbana é muito importante. O governo tem buscado a valorização, proteção e carinho dos animais. Um exemplo disso foi a criação da Secretaria de Proteção Animal, o que possibilitou mais recursos, e a Unidade Básica de Saúde (UBS) Animal. Estamos avançando bastante nessas políticas públicas, realizando a castração de aproximadamente 15 mil animais e o cartão dos tratadores que iremos implementar. Além disso, vamos criar o Centro Municipal de Apoio aos Animais Silvestres”, frisou o prefeito.
O secretário de Proteção Animal, Rafael Amorim, destacou a importância de políticas públicas voltadas aos animais.
“Durante esses eventos é muito importante a hidratação, respeitar o limite de cada animal e a vacinação polivalente que protege contra diversas doenças”, disse o veterinário Júlio Braga.
“Estamos realizando diversas campanhas para os animais, o cadastro de protetores, parcerias internas, com o Pró-Bem por exemplo. São diversas políticas públicas para avançarmos na valorização do animal”, frisou o secretário.