Pró-Bem entrega duas toneladas de alimentos

19/09/2023 19:08:00 - Jornalista: Janira Braga

Foto: Moisés Bruno

Núcleo de Dança Portadores de Alegria e Casa do Caminho recebem as mercadorias não perecíveis

O Programa de Saúde e Bem-Estar Social (Pró-Bem) entregou nesta terça-feira (19) duas toneladas de alimentos não perecíveis para duas instituições de Macaé: Casa do Caminho e Portadores de Alegria.

O prefeito Welberth Rezende visitou o Núcleo de Dança Portadores de Alegria e informou que está sendo elaborado o projeto para refazer as calçadas do Centro, o que garantirá acessibilidade para cadeirantes. A primeira-dama e Coordenadora do Pró-Bem, Quelen  , afirmou que mais entregas serão feitas dos alimentos arrecadados na Expo Macaé 2023.

- Vamos entregar todos os alimentos arrecadados durante a Expo Macaé 2023 e queremos agradecer a cada um que doou solidariedade e demonstrou esse gesto de amor ao próximo - ressaltou a primeira-dama.

Núcleo de Dança Portadores de Alegria é destaque nacional com performance artística

O Núcleo de Dança Portadores de Alegria é uma associação que reúne pessoas com deficiência que praticam dança, teatro, capoeira e natação, atividade que retomará em breve. “O novo trabalho é de hip hop, além de dança de salão e dança contemporânea. Mas antes de tudo tem o alongamento”, esmiuçou o presidente da ONG, Renato de Azevedo.

O núcleo atua há 24 anos e tem apresentações de destaque em festivais de Joinville (SC), Aracaju (SE), São Paulo (SP), Belo Horizonte (MG), Friburgo (RJ), São Pedro da Aldeia (RJ), Cabo Frio (RJ), Volta Redonda (RJ), entre outras dezenas de locais.

O presidente da ONG explicou que os alimentos vão para as famílias dos usuários do Núcleo de Dança Portadores de Alegria. São 27 os artistas da ONG que dias 7 e 8 de novembro vão apresentar seu espetáculo de dança na Rinha das Artes. “Ensaiamos todos os dias, os ensaios acontecem pela manhã e à tarde e o público pode esperar um grande show”, frisou Renato de Azevedo, que também é ator e lança o filme “Sob o mesmo Sol” neste mês, sendo um dos protagonistas.

Autoestima e valorização foram apontadas pela fundadora do Núcleo, a bailarina Vânia Tolipan, como valores trabalhados pelo Portadores da Alegria. “Quando fundei o Portadores da Alegria, quis mostrar que somos pessoas normais, quis integrar a pessoa com deficiência por meio da dança e o governo está com um olhar bom para a nossa associação e podem contar conosco”, assinalou a dançarina, acrescentando que neste ano a apresentação será sobre “Tic-Tac: o tempo em movimento”. “Vamos falar sobre o tempo, são 24 anos de atividades aqui no núcleo”, lembrou.

Quem quiser entrar em contato com o Portadores de Alegria, o telefone é 2021 2978. Os ensaios acontecem todos os dias na Rua Júlio Olivier, 93, Centro, Macaé.

Casa do Caminho assiste 80 famílias em vulnerabilidade

A Presidente da Casa do Caminho, Regina Célia Pinto Ribeiro, expressou que a casa atende pessoas com depressão e outros problemas emocionais e faz também trabalho de assistência a famílias e cidadãos em vulnerabilidade.

“Cada um de nós veio fazer algo no mundo, ser útil é fundamental, a doação é muito importante porque aparecem muitas pessoas com dificuldade e outras que estão doentes”, disse.

O vice-presidente da Casa do Caminho, Pierre Maciel Ribeiro, pontuou que são 80 famílias assistidas em situação de vulnerabilidade social. “Além disso, atendemos situações emergenciais de pessoas e famílias que precisam, será de grande ajuda a doação”, comentou.

A Casa do Caminho é uma instituição filantrópica, situada na Rua do Caminho, 500, bairro Ajuda de Baixo, Macaé. Entre os objetivos, está oferecer assistência social através de incentivos como o trabalho, a cultura, artes, valores morais e educação e promover a inclusão e o desenvolvimento social de famílias, priorizando a criança e adolescente. Quem quiser entrar em contato com a Casa do Caminho, o telefone é 22 2796 4545 e o email: casa@casadocaminhomacae.org.br