Foto: Arquivo Secom/Juranir Badaró
Provas terão 40 questões, valendo um ponto cada uma
As provas do Processo Seletivo da Prefeitura de Macaé acontecem neste sábado (23) e domingo (24), em dois horários: das 9h às 12h e das 14h às 17h. A recomendação é que os candidatos devem chegar uma hora antes ao local das provas.A avaliação terá 40 questões objetivas, valendo um ponto cada uma. Foram elaboradas seis provas com questões afins aos níveis fundamental completo e incompleto, médio, técnico e superior, conforme a exigência de escolaridade apresentada na tabela de cargos no edital. O conteúdo das provas objetivas consta no Anexo II do edital. Todo o processo está sendo conduzido pela Secretaria Adjunta de Ensino Superior e Secretaria Municipal de Administração.
Não será permitido consultar qualquer tipo de material para a realização da prova, que tem tempo estipulado para a realização de três horas. Para cada questão haverá cinco opções de resposta, identificadas por (A), (B), (C), (D) e (E), com apenas uma opção correta.
O candidato deverá comparecer no local determinado para a realização da prova com antecedência mínima de uma hora do horário fixado para seu início, portando documento de identidade com foto e caneta esferográfica de tinta azul ou preta. Qualquer aparelho eletrônico deverá ser entregue à organização na entrada, e será recolhido na saída.
Serão considerados documentos de identificação do candidato: RG, carteira expedida pelos Comandos Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelos Corpos de Bombeiros Militares; Carteira expedida pelos Órgãos Fiscalizadores de Exercício Profissional; passaporte brasileiro; certificado de reservista; Carteira Funcional expedida por Órgão Público que, por lei federal, valha como identidade; Carteira de Trabalho; Carteira Nacional de Habilitação (somente modelo com foto). Não serão aceitos como documentos de identificação: certidão de nascimento, CPF, título eleitoral, carteira de estudante, carteira funcional sem valor de identidade ou quaisquer outros documentos ilegíveis, danificados ou que não apresentem foto do candidato.
O candidato que não apresentar documento de identificação original ficará impedido de realizar a prova e será automaticamente eliminado deste Processo Seletivo Simplificado. Não será permitido o ingresso do candidato no local de realização da prova após o horário fixado para seu início e a saída somente poderá ocorrer após uma hora de seu início e desde que autorizada pelo fiscal. O candidato somente poderá retirar-se da sala de aplicação da prova levando o Caderno de Questões a partir dos últimos 30 minutos que antecederem o horário do seu término.
Não será permitido
Durante a permanência na sala de aplicação da prova, não será permitido ao candidato utilizar calculadora, agenda telefônica, telefone celular, BIP, ponto eletrônico, rádio, MP3, MP4, walkman, gravador, transmissor ou receptor de voz ou sinal e qualquer outro utensílio eletrônico. Por essa razão, antes do início da prova, esses equipamentos deverão ser desligados, recomendando-se que o candidato não leve nenhum dos objetos citados para o local de prova.
Não será permitido ao candidato consultar livros, impressos ou anotações de qualquer natureza. Será automaticamente eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que for surpreendido utilizando quaisquer dos aparelhos e/ou materiais citados durante a realização da prova. Será também eliminado do Processo Seletivo Simplificado o candidato que não obtiver no mínimo 50% de acertos.
Vagas
O Processo Seletivo destina-se ao preenchimento de 41 cargos de níveis fundamental completo e incompleto; médio; médio técnico e superior, com contrato de um ano, prorrogável por igual período. A previsão para o início do trabalho é 2 de outubro. Os salários variam de R$ 1 mil a R$ 7 mil. As 1.300 vagas são nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e desenvolvimento social. Cerca de 25 mil candidatos se inscreveram para o processo.
A divulgação do gabarito da prova objetiva estará disponível no site da prefeitura (www.macae.rj.gov.br) a partir da próxima segunda-feira (25). Conforme o edital do processo, o resultado provisório estará disponível a partir do dia 27 e o resultado final no dia 30. A previsão para início da vigência do contrato é 2 de outubro.
Locais de provas
Os candidatos ainda podem confirmar o local de prova no site da prefeitura www.macae.rj.gov.br, bastando para isso informar o número do CPF.
Importante destacar que o candidato à vaga de técnico residente está enquadrado no requisito ensino fundamental incompleto, fazendo, portanto, a prova no sábado de manhã.