Procon dá dicas para compras de Natal

16/11/2006 15:33:39 - Jornalista: Simone Noronha

O mês mais esperado pelo comércio está chegando. O clima de Natal já está no ar nas lojas de Macaé, que já começam a ganhar decoração especial para a data. Preocupada em orientar o consumidor, a secretaria municipal de Defesa do Consumidor (Procon-Macaé) dá uma série de dicas para ninguém passar aperto neste fim de ano.

- Comparar o preço antes de comprar os presentes é fundamental. Antes de fechar negócio, o ideal é que o consumidor procure pelo menos três estabelecimentos diferentes, sempre de olho também na qualidade do produto”, orienta o secretário Eraldo Viana Sant’Ana. Para evitar a correria e garantir bons preços, o ideal é se programar e fazer as compras com antecedência.

De acordo com Eraldo, o ideal ainda é poder comprar à vista, sempre pedindo desconto. “Nos casos de compras a prazo, o número de parcelas deve ficar bem claro. Somar o valor das parcelas e comparar com o preço à vista é uma boa forma de ajudar na decisão da compra”, explica o secretário. Outra dica do Procon é guardar panfletos, encartes, anúncios e folhetos dos estabelecimentos, que podem ajudar a negociar o preço por um valor menor.

A Nota Fiscal é o documento que garante os direitos do consumidor. O Código de Defesa do Consumidor prevê que reclamações sobre defeitos de fácil constatação em produtos não duráveis é de 30 dias,e para produtos duráveis, 90 dias. Em caso de dúvida ou reclamação, basta procurar o Procon, que funciona todos os dias na Rua Vereador Manoel Braga, 251, ao lado da Rodoviária. O telefone do Procon é 2762-0057.