Foto: Divulgação PROCON
A equipe esteve no local na última quarta-feira e ouviu moradores
Com o objetivo de atender às demandas dos moradores da localidade de Boa Estrela, nas adjacências de Ciriaca (região serrana), a equipe da Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon) se reuniu na última quarta-feira (20) com representantes da Associação de Moradores, comerciantes locais, Secretaria Adjunta de Defesa Civil e Enel. A finalidade é sanar problemas recorrentes de fornecimento de energia na área.
Durante a reunião, foi executado o mapeamento de toda rede de energia e identificação de realização de serviços como poda de árvores, instalação de chaves protetoras da rede de energia em locais estratégicos e substituição de postes e cruzetas, já deteriorados pela ação do tempo. Na próxima semana, será realizado um novo encontro para traçar o início das ações estratégicas.
Vale lembrar que, no encontro, foram pontuadas questões ocorridas principalmente no período de 1 a 14 de abril. Entre elas, destaca-se a falta de energia 12 vezes na localidade, além de suspensão do fornecimento (que acarretou perda de gêneros como carne e laticínios e perda de eletrodomésticos). Também foram apresentadas situações registradas em fazendas como a perda de vacinação para bovinos (que necessitam de armazenamento em local refrigerado) e falta de funcionamento de chocadeira artificial em sítio local. Outra ocorrência é o volume de mercadorias adquiridas por comerciantes para comercialização e estoque, que também se perderam.
Segundo o Secretário Adjunto de Proteção e Defesa do Consumidor, Gilcimar Prata, o Procon está atendendo a população da melhor forma. “Seguimos a recomendação do Governo Welberth Rezende que é priorizar e atender as demandas dos moradores da Serra, no que tange, principalmente, às questões de energia”, ressalta.
O Procon recomenda que quem tiver problemas com energia nas residências deve acionar a concessionária Enel. Em caso de não resolução da demanda, o usuário deve entrar em contato com o Procon de forma presencial ou virtual, com identificação de dados como: nome, endereço, reclamação e número do pedido. O órgão atende na Avenida Presidente Feliciano Sodré, 466 (térreo), de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h (com entrega de senhas até às 16h). Já o endereço eletrônico é: atendimento.procon@macae.rj.gov.br, e o telefone é: (22) 2759-0801.