Guardas Seniores, aposentados e pensionistas do município participaram, na manhã desta quarta-feira (5), de palestra sobre “Educação Financeira para Idosos”, promovida pela Secretaria Adjunta de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Macaé), em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública. “Todos somos consumidores, mas até que ponto consumir é necessário e faz bem para saúde?”. Na abertura, a pergunta da advogada e palestrante Júlia Holst, do Procon, levou o público a uma reflexão importante sobre o tema que está ligado à qualidade de vida dos cidadãos.
O evento acontece durante o dia, no auditório do Paço Municipal (sede da prefeitura). Os participantes receberam a cartilha sobre o tema com dicas de educação financeira; cuidado com o crédito fácil; empréstimo e cartão consignados; golpe do falso empréstimo; superendividamento; como organizar as receitas pessoais, despesas e dívidas. A cartilha também têm atividades como palavras cruzadas, caça-palavras, exercícios de como organizar a vida financeira e os contatos de atendimento no Procon.
"O projeto Educação Financeira também será levado às escolas, envolvendo os alunos no tema através do teatro, jogos e outras atividades que mostram a importância de aprender, desde cedo, como lidar com as finanças e o crédito", informou a advogada. Ela disse que a cada mês o Procon realiza evento para determinado público. No caso dos idosos, o órgão levou em conta a alta demanda de atendimento à terceira idade. Neste mês, o Procon levará a Educação Financeira também ao evento Prefeitura Presente.
Em setembro, as dicas foram para as pessoas com necessidades especiais; este mês para os idosos; em novembro para a igualdade racial e o Procon fechará o ano voltado para as compras de Natal e fim de ano.
Guarda sênior há 8 anos, Neli Corrêa Lopes foi uma das participantes da palestra e aprovou a iniciativa. “Este evento é muito esclarecedor porque o que falam é a nossa realidade”, destacou. O aposentado João Manoel Benvindo Matos, de 81 anos, disse que, mesmo sem mais idade para obter empréstimos, recebe ligação todo dia de oferta de crédito fácil. “Acredito que seja golpe. Estou gostando muito de aprender como nos livrar desses golpistas”, avaliou.
O Secretário de Ordem Pública, Alan de Oliveira Lima, participou da palestra junto com o secretário do Procon, Gilcimar Prata. “Realizaremos mais eventos como este para que todos tenham seus direitos garantidos. O Procon trabalha para isto. Hoje, este acontece em parceria com a Ordem Pública para que vocês, da Guarda Sênior, conheçam seus direitos e saibam que estamos aqui para ajudá-los”, enfatizou Gilcimar Prata. O evento também foi aberto à comunidade em geral.
O atendimento no Procon é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede que funciona no Centro Administrativo Luiz Osório (Cealo), à Avenida Presidente Sodré, 466, Centro da cidade.