A Secretaria de Defesa do Consumidor de Macaé (Procon) divulgou a lista dos campeões de reclamações deste ano. Mais uma vez, a telefonia recebeu o maior número de queixas. Na lista das sete empresas com o maior número de reclamações, seis são do setor, incluindo operadoras e fabricantes de produtos.
A empresa campeã de reclamações no Procon foi a Telemar, com 8,4%, seguida pela Vivo com 7,9%. Em terceiro lugar na lista do Procon está a empresa Motorola, com 5,6%, seguida pela LG (4,2%), Claro / OI / TIM ( 3,7%) e Nokia (4,2%). A concessionária de energia elétrica Ampla aparece em sétimo lugar, com 4,3% das reclamações.
Segundo o secretário de Defesa do Consumidor, Eraldo Sant’Anna a relação de consumo é muito grande e, conseqüentemente as reclamações se estendem pelos bancos, cartões de crédito, editoras, entre outras empresas. Ele aconselha os consumidores que se sentirem lesados, a procurarem em primeiro lugar, a loja onde fez a compra para tentar resolver o problema.
Outra orientação repassada pelo secretário é a exigência da nota fiscal. “É imprescindível, principalmente, quando o consumidor precisar reivindicar a garantia de fabrica ou reclamar os direitos assegurados por lei”, lembra. O secretário esclarece que a emissão da nota fiscal, além de garantia do produto, evita que seja sonegado o imposto devido.
Qualquer dúvida o consumidor deve entrar em contato com o Procon /Macaé, que fica na rua vereador Manoel Braga, nº 251/261 (ao lado da rodoviária). Confira a listagem com os campeões de reclamações no Procon/Macaé.