A procura pelo curso de Cuidador de Crianças, que começa na segunda-feira (08) superou as expectativas com o preenchimento de todas as vagas. O curso, promovido pela Coordenadoria Geral do Programa Macaé Cidadão, visa atender a demanda de qualificação profissional apontada pela “Pesquisa Domiciliar – Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense”. O curso é direcionado a pessoas que trabalham com crianças no ambiente domiciliar e/ou institucional.
As aulas serão as segundas, quartas e quintas-feiras, das 18h às 20h, na Escola Maria Isabel Damasceno. A duração é de dois meses e meio e a única exigência é que os participantes do curso tenham o ensino fundamental completo.
A necessidade de capacitação de mulheres para o mercado de trabalho foi apontada como um dos anseios da população macaense, através da “Pesquisa Domiciliar – Perfil e Levantamento dos Anseios da Família Macaense”, que está em andamento. A previsão é que o levantamento de dados junto à população do município termine até o final do ano.
O sucesso da procura pelo curso, segundo a Coordenadoria do Programa Macaé Cidadão, foi a divulgação junto às associações de moradores e a integrantes de creches municipais, entre outros órgãos, para participar do evento. “As vagas para o curso de Cuidador de Crianças foram todas preenchidas. Estamos avisando às pessoas que nos procuram, que já temos um cadastro de reservas para o próximo curso que deverá acontecer no ano que vem”, explica Elma Bichara, coordenadora de Projetos de Cidadania do Macaé Cidadão.
- Outra finalidade do curso é fornecer subsídios para a construção de um ambiente familiar com melhor qualidade de vida, permitindo o conhecimento do universo infantil através dos temas desenvolvidos e da troca de experiências. Além disso, o curso motiva os participantes a buscarem novas perspectivas para o mercado de trabalho. – observa Amélia Guedes, coordenadora do Programa Macaé Cidadão, que fará a aula inaugural do curso.
O curso, que terá duração de 54 horas, será desenvolvido por meio de aulas teóricas e práticas, com temas que enfatizam não só os conhecimentos necessários para o bom desempenho das atividades profissionais competentes ao cuidador, como também a assimilação de atitudes a qualquer profissional comprometido com o trabalho.
As aulas serão ministradas por especialistas no assunto, como a psicopedagoga Alda Canabarro que falará sobre educação inclusiva; a pediatra do Cemaia, Marta Moretti, que abordará o tema da prevenção de acidentes e primeiros socorros e a participação da nutricionista Regina Cerbino.