Foto: Luiz Bispo
O objetivo do encontro foi sanar questões burocráticas do convênio e o restabelecimento do serviço
As resoluções para a retomada das atividades do Programa Estadual de Integração de Segurança (Proeis), firmado ente a Prefeitura de Macaé e o Governo do Estado, no início do ano, foram tomadas nesta segunda-feira (16) em um encontro entre o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha, e a representante da Coordenadoria do Proeis, a tenente-coronel Solange Helena do Nascimento, no Batalhão de Choque da Polícia Militar, no Rio de Janeiro. O objetivo do encontro foi sanar questões burocráticas do convênio e o restabelecimento do serviço, que acontecerá a partir da próxima segunda-feira, dia 23.
O Proeis é uma parceria que vários municípios do estado têm adotado a fim de contar com a colaboração da força policial em horários de folga desses profissionais. Em Macaé, este reforço tem auxiliado em ações de segurança no trânsito e em ações de fiscalização de transporte irregular. A iniciativa adotada pelo prefeito Riverton Mussi buscou trazer para o dia a dia de Macaé o aumento da participação policial e por consequência, da segurança, na coibição de ações ilegais.
Segundo o secretário de Mobilidade Urbana, Gilberto Cunha, uma falha da definição da data de pagamento trouxe um transtorno para os policiais que interromperam a execução do serviço de forma momentânea, situação que foi ajustada com o comando da PM.
- Estivemos hoje em uma reunião muito produtiva em que tivermos oportunidade de esclarecer os trâmites legais que a prefeitura tem para realizar os pagamentos e ajustar para que, de acordo com o convênio, os policiais que exercerem suas atividades no município consigam receber dentro do cronograma existente da folha de pagamento. O que estava ocorrendo era um desencontro da emissão do documento da PM e a data que o governo municipal realiza seus pagamentos, o que prejudicava o repasse aos policiais. Tudo isso já foi ajustado e a partir de segunda-feira já teremos este reforço atuando novamente conosco, informou Gilberto.
A tenente-coronel Solange Helena ressaltou a importância dessa parceria não só para as cidades do estado como também para os policiais que conseguem uma complementação salarial.
- O Proeis trouxe novos horizontes aos policiais que podem em seus horários de folga continuar contribuindo para a segurança de suas cidades e região, e o melhor, recebendo por isso, relata Solange, reconhecendo os esforços que o município de Macaé tem feito para fornecer qualidade para atuação da força policial no município.
Participaram ainda do encontro o Coordenador de Fiscalização no Trânsito de Macaé, Itacir Indicatti e os Majores da Polícia Militar, Ubiratan Carvalho e Alexandre Melo Halamy. Atualmente em Macaé o Proeis conta com até 40 policiais que são distribuídos em escalas de segunda a domingo. A duração do convênio é de um ano vai até abril de 2013.