logo

Proerd é realizado em escola municipal

20/04/2011 10:49:14 - Jornalista: Assessoria Educação

Nesta quarta-feira (20), mais uma etapa do Programa Educacional de Resistência às Drogas e Violência (Proerd) é realizada na rede municipal de ensino. Desta vez o Proerd acontece na Escola Municipal Antônio Alvarez Parada, na Imbetiba, das 7h30 às 8h30.

O Proerd é realizado nas turmas de Educação Infantil e 5° ano de escolaridade em unidades como Jacyra Duval, Eda Daflon, Coquinho e Dolores Garcia. O programa, voltado para conscientização contra a violência, é reconhecido pelos diretores das unidades como um sucesso.

Desenvolvido através da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação (Semed) e o 32º Batalhão de Polícia Militar (BPM) o Proerd conta com ações como palestras e dinâmicas que visam levar a prevenção contra a violência e drogas.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma ação valiosa que a Polícia Militar está realizando com a finalidade de levar a prevenção e a educação para a paz. “Prosseguiremos no segundo semestre com ações direcionadas à integração; família, escola e a Polícia Militar. Trabalhamos em prol da melhoria da qualidade de vida”, salientou.

O Proerd foi elaborado em duas vertentes, uma com cartazes direcionados à Educação Infantil com ênfase à segurança e outra que conta com um ciclo de palestras de 30 minutos com apresentações de slides e diálogo objetivo sobre questões que envolvem as drogas como a abordagem de estranhos, oferecimento de drogas por telefonemas ou pessoalmente e como identificar e se prevenir .

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma ação valiosa que a Polícia Militar está realizando, visando levar a prevenção contra as drogas e a educação para a paz. “Vamos continuar trabalhando em integração; a família, a escola e a Polícia Militar”, salientou.

No decorrer do projeto, o instrutor cabo Yassuda Kobazashi enfatiza para as turmas de Educação Infantil o assunto “Segurança Pessoal”, em que de forma lúdica foram utilizados 13 cartazes educativos.

Nos encontros, que contam com o respaldo dos pais de alunos e professores das unidades, o cabo Kobazashi apresenta temas específicos como “Respeito ao trânsito e placas”, “Cuidado com o oferecimento de dinheiro por estranhos”, “Prudência diante de lugares estranhos”, “Resistência a ligações de estranhos”.

Além disso, o instrutor do Proerd destaca temas relevantes para que a garotada reflita sobre o que acontece no seu cotidiano e saiba dizer não às situações delicadas. Além das turmas do ensino Fundamental, o programa atende as crianças na faixa de quatro e cinco anos com respaldo do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), previsto na Lei 8.069/90.

Macaé - O trabalho de combate as drogas também tem sido realizado em Macaé em parceria com diversas secretarias como de Educação e de Saúde. Hoje, o município também conta com a Subsecretaria Municipal de Políticas Sobre Drogas e também com programas como o Nova Vida da Secretaria de Assistência Social da Prefeitura.