logo

Proerd entrega 206 certificados a alunos da rede municipal

29/09/2011 09:16:07 - Jornalista: Carlos Fernandes

Foto: Divulgação

O Programa Educacional de Resistência às Drogas constitui uma forma de atuação da Polícia Militar, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas

O Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) realizou, na sexta-feira (23) e na terça (27), a entrega de mais 206 certificados a estudantes da Educação Infantil da rede municipal de ensino. Desde o início do semestre, os alunos da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola e da Escola Municipal Neuza Goulart Brizola tiveram aulas com os instrutores do programa, onde foi utilizado um método que utiliza cartazes educativos e dinâmicas que abordam temas como segurança no trânsito, segurança pessoal, pedofilia, entre outros.

Com a entrega dos certificados, o objetivo é integrar uma grande rede de multiplicadores dessas informações preventivas.

O Proerd é desenvolvido pela Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O secretário de Educação, Guto Garcia, destacou a importância da parceria com instituições como a PM, enfatizando que a realização de ações conjuntas ajudam manter as crianças e jovens afastados dos perigos.

- Esta é uma ação valiosa que estamos realizando em parceria com a Polícia Militar com a finalidade de levar prevenção e educação para a paz até estes alunos. São ações preventivas que levamos até estas crianças, com orientações que as transformam em multiplicadores destas informações.

De acordo com o instrutor do Proerd, o cabo Yassuda Kobayashi, as lições transmitidas aos estudantes no período de aulas foi uma semente plantada e que o apoio das famílias é fundamental para o crescimento saudável dos jovens:

- Foram quatro encontros em que falamos sobre segurança pessoal, segurança no trânsito, cuidados com pessoas estranhas, o que fazer no caso de se perder em locais desconhecidos, memorização de telefone e endereço, cuidados com remédios e produtos de limpeza em casa, dentre outros assuntos, explicou o instrutor.

Para Júlio Dias, avô de Natan, de 7 anos, aluno da escola Leonel de Moura Brizola, o Proerd é importante para o desenvolvimento crítico dos jovens, o que lhe permite se sentir mais seguro: “É um trabalho muito eficaz e necessário para o convívio social das crianças. Toda a família está satisfeita com o comportamento dele a partir do momento em que começou a receber as orientações do programa”, afirmou.

A diretora da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola, Eliane de Araújo Santos, também comemora o fato do programa criar uma consciência de que os alunos devem se manter distantes de qualquer situação de risco: “O objetivo é a prevenção e o futuro começa pelos pequenos. Por isso, o programa possui uma linguagem voltada para a criança, de forma que ela entenda isso”, finalizou.

O Programa Educacional de Resistência às Drogas constitui uma forma de atuação da Polícia Militar, voltada para a prevenção ao uso indevido de drogas, às ações de vandalismo e formação de gangues entre jovens. O programa tem por base, o D.A.R.E. (Drugs Abuse Resistance Education), desenvolvido em Los Angeles (EUA).