logo

Proerd forma novas turmas na rede municipal de Macaé

23/09/2011 07:49:13 - Jornalista: Carlos Fernandes

Os alunos da Escola Estadual Municipalizada Leonel de Moura Brizola participam, nesta sexta-feira (23), às 16h, da formatura do curso do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd) da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, realizado em parceria com a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria Municipal de Educação. O curso, iniciado no segundo semestre, foi direcionado a 130 alunos da Educação Infantil com um conteúdo que utiliza cartazes educativos e dinâmicas que abordam temas como segurança no trânsito, segurança pessoal, pedofilia, entre outros.

- Atuamos durante um mês junto aos alunos da Educação Infantil. Foram quatro encontros em que falamos sobre segurança pessoal, segurança no trânsito, cuidados com pessoas estranhas, o que fazer no caso de se perder em locais desconhecidos, memorização de telefone e endereço, cuidados com remédios e produtos de limpeza em casa, dentre outros assuntos, explica o instrutor do Proerd, cabo Yassuda Kobayashi.

Além do conteúdo aplicado aos alunos da Educação Infantil, o currículo do Proerd também inclui aulas voltadas aos estudantes do 5º ano da rede municipal, onde temas como resistência as drogas de todo tipo, auto-estima, pedofilia e bullying são trabalhados em sala de aula. O programa consiste em uma ação conjunta entre o policial militar, educadores, estudantes, pais e comunidade, onde se oferecem estratégias preventivas que favoreçam o desenvolvimento da resistência da criança e do adolescente com relação a drogas e problemas de comportamento violento.

De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, esta é uma ação valiosa que a Polícia Militar está realizando com a finalidade de levar a prevenção e a educação para a paz: “Prosseguiremos com esta parceria que nos permite realizar ações direcionadas à integração entre família, escola e a Polícia Militar. Assim trabalhamos em prol da melhoria da qualidade de vida”, afirma.

Com a entrega dos certificados, o objetivo é integrar uma grande rede de multiplicadores dessas informações preventivas. Inclusive, esta etapa da formação serve como preparação dos alunos para que, no 5º ano de escolaridade, eles possam passar pela segunda etapa do programa:

- São ações preventivas que estamos levando até estas crianças. O Proerd as ensina a resistir através da prevenção, da orientação e as transforma em multiplicadoras destas informações. E o papel da Educação é exatamente o de abrir as portas para que estes projetos entrem nas escolas e tragam resultados, diz a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa.

Além da formatura dos alunos do Leonel de Moura Brizola, nesta sexta-feira (23), no dia 27 de setembro, mais 76 alunos da Educação Infantil da Escola Municipal Neuza Goulart Brizola também receberão os certificados do Proerd.