Está tudo pronto para a realização do desfile cívico, que vai comemorar os 198 anos de emancipação político-administrativa de Macaé, no próximo dia 29 (sexta-feira). O tema deste ano será “Professor, nossa maior riqueza”. O desfile vai acontecer na Imbetiba, às 10h. E a concentração do evento será a partir das 8h30.
A expectativa da organização do evento é reunir um público de 4 mil pessoas para assistir ao desfile de representantes de entidades militares, Moto Clube de Macaé e Esquadrilha da Fumaça, além das secretarias de Limpeza Pública, Meio Ambiente e Desenvolvimento Social. Na lista de participantes também estão o projeto Nova Vida, a Fundação Macaé de Cultura e a Escola Técnica Maria José Guedes.
Para tratar da programação, a prefeitura de Macaé, através da secretaria de Educação, formou uma comissão especial, que se reuniu semanalmente. O próximo encontro será no próximo dia 26 (sexta-feira), na sala 23 da secretaria de Educação, às 10h.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, este ano a intenção é enaltecer o profissional da educação. “A proposta é reforçar a valorização do trabalho do professor. Em Macaé, a Educação é nossa maior riqueza em virtude da atuação árdua do educador”, ressaltou.
O secretário também observou que a intenção é mostrar para a população os avanços da educação no município quanto ao professor como realização do Fórum Permanente Municipal de Educação; nova Metodologia de Escolha das Direções das Unidades Escolares e revisão do Plano de Cargos e Salários
Cerca de 2 mil estudantes e profissionais da Educação vão fazer parte do desfile cívico. De acordo com a organização vai contar com 30 alunos para cada unidade de ensino fundamental e 10 estudantes para as escolas de educação infantil.
O evento será aberto pelas corporações do Forte Marechal Hermes, 9° Grupamento de Bombeiros Militar, Guarda Civil Municipal e Defesa Civil. Em seguida, vão se apresentar o grupo da Terceira Idade, Asilo Casa do Idoso, além da Associação Macaense dos Cegos e banda Lyra dos Conspiradores.
Logo após, a secretaria de Educação vai levar os pelotões de bandeiras e oito bandas escolares. Entre elas estão a do Colégio Municipal Samuel Brust, Cláudio Moacyr de Azevedo, Ciep Oscar Cordeiro , Botafogo, Balthazar da Silveira , Ancyra Gonçalves Pimentel e Jacyra Tavares Duval.
Além disso, o desfile vai contar com o pelotão de professores. Para isso, cada unidade municipal participante vai levar faixas alusivas, que destacam a importância do educador através de frases de escritores e educadores consagrados como Guimarães Rosa e respectivamente Paulo Freire, Madalena Freire e Janói Mamedes .
De acordo com a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, a participação dos alunos e professores é de suma importância para destacar a cidadania.
- Nosso município vai comemorar as conquistas de seus 198 anos, portanto a integração de estudantes, pais e educadores é essencial, salientou.