logo

Professores capacitados para utilização sistema Siscort

18/08/2009 17:07:10 - Jornalista: Douglas Fernandes

Quarenta coordenadores do programa Livro Didático da rede municipal de Educação, foram capacitados nesta terça-feira (18) por meio de mais um curso técnico dos Programas do Livro Didático. Desta vez os professores aprenderam a utilizar o Sistema de Controle de Remanejamento e Reserva Técnica (Siscort). Ele é utilizado pelas as escolas dentro do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD) das escolas públicas municipais de Macaé.

O curso foi ministrado no laboratório de informática do Centro de Educação Tecnológica e Profissionalizante de Macaé (CETEP) parceira no projeto e ocorreu na parte da manhã e tarde. Com a capacitação, os professores poderão inserir no sistema dados das escolas, realizar consultas e efetuar o remanejamento de livros no Siscort. Com ele é possível verificar a disponibilidade de livros nas unidades de ensino mais próximas e registrar possíveis sobras dos mesmos, atendendo as demandas e necessidades de livros para os alunos. O Siscort é uma tecnologia social inédita na gestão pública.

De acordo com as Dinamizadoras do curso, Roze Mary Tomaz, Ana Cristina e Márcia Valéria Mendonça Freitas o curso leva aos coordenadores do programa mais agilidade, praticidade e conforto no processo de seleção de livros e no trabalho diário com o projeto. “Os professores ficaram entusiasmados com o programa que é de fácil acesso, bem didático e muito eficiente” Disse Roze. “Percebemos o quanto cada um deles absorveu rapidamente a metodologia e como o programa beneficiará a escola” completou Ana Cristina.

Para Márcia Valéria a realização do curso no CETEP abriu novas formas de capacitação do professor. “Percebemos que o interesse da informática foi comum entre os participantes. Acredito que a partir desse curso poderemos abrir novas parcerias com o Centro”, finalizou.

Dentro do curso houve um espaço para debater ações do programa do Livro Didático, do qual o curso faz parte. Este mês a professora Adriana Motta Esteves, da Escola Municipal Aterrado do Imburo levou suas boas práticas na gestão do Livro Didático. Em sua apresentação ela demonstrou como foi feito o processo de seleção dos livros e dos cuidados que os alunos estão tendo com seus livros. “Todo o processo foi feito de forma democrática e transparente. A direção da escola realizou todas as ações seguindo os critérios da Secretaria de educação”, afirmou.

O programa do Livro Didático tem como objetivo maior, apontar a seleção dos livros escolares a serem utilizados nas salas de aula abordando ainda ações de preservação do material e suas iniciativas. A secretaria de Educação está promovendo reuniões mensais sobre o tema até dezembro, quando será feita a seleção final do material didático.