logo

Professores comemoram Bienal do Livro em Macaé

29/06/2012 15:52:00 - Jornalista: Douglas Fernandes


Macaé terá sua Bienal do Livro. O evento passou a constar no calendário oficial da cidade após a aprovação no legislativo nas últimas semanas e vem sendo comemorado pelos educadores da rede municipal de ensino. Para eles, a iniciativa incentiva a leitura entre jovens e adultos, contribui na ampliação de atividades culturais e promove a integração da literatura e seus autores.


- Este evento tão importante para a Educação e para a cidade coloca Macaé no roteiro literário da região. Isso propiciará parceiras com diferentes setores, visando o desenvolvimento de projetos educacionais que tem por objetivo estimular o hábito da leitura. Trata-se de um passo importante nas políticas de investimento educacional e de inclusão social em Macaé – destacou a secretária de Educação e vice-prefeita, Marilena Garcia.

Esta é mais uma ação promovida pela Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, que tem ampliado as iniciativas de leitura entre os alunos da rede municipal de ensino. Para este ano foram elaborados projetos de leituras por segmento e suporte didático voltado para professores das salas de leitura e de Língua Portuguesa.

A Coordenação de Língua Portuguesa elaborou um projeto com quatro temas e gêneros literários a serem desenvolvidos bimestralmente pelos professores do 6º ao 9º ano de escolaridade. Já o projeto da Coordenação do Programa de Leitura, voltado a Educação Infantil, 1ª até 5ª série do Ensino Fundamental e para a Educação de Jovens e Adultos (EJA), tem como tema a construção da identidade: “A proposta é reforçar os vínculos do estudante, que muitas vezes é migrante, com o município”, disse Marilena Garcia.

A coordenadora do Projeto Livro Didático da Secretaria de Educação, Roze Tomaz, que recentemente recebeu um prêmio nacional pelo Ministério da Educação por “Incentivo à leitura”, afirmou que a Bienal contribui para o ensino e para a o interesse do aluno à leitura: “Nosso compromisso é atuar no sentido de concretizar políticas que possam garantir o acesso à leitura e elevar a consciência cidadã, e acredito que a Bienal será um grande incentivador nessa área”, afirmou.

Para o Professor Alimir Junior, a visitação Escolar é uma das atividades mais integradoras para os alunos ocorridas durante uma Bienal do Livro: “É um evento que tem o objetivo de aproximar os estudantes do universo dos livros, colaborando para a criação do hábito da leitura e conscientizando os jovens de sua importância”, pontuou.

As Bienais de Livros são consideradas melhores veículos de exposições do gênero literário e editorial. Seu principal objetivo é, além de reunir os principais nomes de editoras e do meio cultural, estimular a leitura para todos os públicos, principalmente jovens e adolescentes.