Um ciclo de cursos de Formação Continuada está sendo desenvolvido para os profissionais de Educação da rede municipal de ensino. A intenção da prefeitura de Macaé, através da Secretaria de Educação é atualizar e debater estratégias e recursos pedagógicos, que visam assegurar a qualidade da educação básica.
Para isso, 54 professores orientadores participam de uma programação direcionada a estudos, planejamento e avaliações. De acordo com a coordenadora geral da subsecretaria de Educação Infantil, Eliane da Costa, a proposta é enriquecer e atualizar os professores e orientadores com ações que seguem a determinação das diretrizes da Educação Infantil.
- A proposta do curso é fortalecer a gestão democrática e prática pedagógica. A pasta está possibilitando a equipe gestora de se atualizar, acompanhar e contribuir da melhor forma com o processo de ensino e aprendizagem, destacou.
O curso, que também será realizado no dia 30 deste mês, tem sido alvo de elogios dos participantes. A profissional Silvia Maia é uma delas. A integrante da equipe pedagógica afirmou que os cursos de formação continuada estão contribuindo para o enriquecimento e atualização.
- Sempre faço questão de me integrar a fóruns e programações como estas, que servem para renovação de nossos conhecimentos, que refletem de maneira positiva em nossa atuação na rede municipal de ensino, ressaltou.
Mais ações - Na noite desta quinta-feira (9), os professores do segmento participaram de mais uma etapa do curso “Saberes e Fazeres na Educação Infantil”, que está integrando mais de 50 professores de Educação Infantil da rede municipal de ensino. O próximo encontro vai acontecer no dia 16, no auditório 31 da Secretaria de Educação.
Durante esta etapa, os professores participam do módulo “Trabalhando com projetos”. Neste encontro, estão sendo debatidos temas como “Concepção de conhecimento e projetos de trabalhos”,” Metodologia de projetos: fundamentos e experiências”,” Dialogando com projetos desenvolvidos”, além de “ Conhecendo e dialogando com outros projetos. A programação, que dividiu os participantes em grupos, se estende até o dia 31 de agosto.
Segundo a subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, a proposta é habilitar os professores para melhor elaborar projetos e metodologias de ensino, voltadas para práticas inovadoras. Hoje, a rede municipal de ensino conta com 107 unidades escolares. Deste total 44 são de Educação Infantil e 13 também do segmento Infantil e Ensino Fundamental.