A Secretaria de Educação, através do Núcleo de Tecnologia Educacional de Macaé (NTM), diplomará 59 professores da rede municipal de ensino, formados pelo curso de Introdução à Educação Digital. A formatura acontece no Auditório 31 da secretaria, nesta quinta-feira (17), às 16h30min, quando também será realizada a inauguração oficial do NTM.
O objetivo do NTM é capacitar os profissionais da Educação a trabalhar melhor com os laboratórios de informática das escolas municipais. Segundo o coordenador, Alex Bogado, o Núcleo está lançando mais três cursos voltados para o profissional de ensino: Ensinando e Aprendendo com Tecnologia da Informação – TICS e Elaboração de Projetos e Suporte Técnico.
As inscrições já estão abertas e os professores interessados devem procurar o núcleo, na Secretaria de Educação. “Para fazer estes cursos é necessário ter conhecimentos prévios no sistema Linux, por isto o aluno passa antes pelo curso de Introdução a Educação Digital. Caso contrário, o aluno terá muitas dificuldades para lidar com os computadores”, explica.
Os cursos de Introdução a Educação Digital, Elaboração de Projetos e Suporte Técnico, tem carga obrigatória de 40 horas, enquanto o curso Ensinando e Aprendendo com Tecnologia de Informação e Comunicação tem a duração de 100 horas.
De acordo com o secretário de Educação, Guto Garcia, a criação do NTM veio da necessidade de atender a uma demanda do Ministério da Educação – MEC para manter em funcionamento os laboratórios de informática. Os cursos são feitos a partir de uma parceria com o Programa Nacional de Tecnologia Educacional – Proinfo, do Governo Federal.
- O Proinfo é um programa educacional com o objetivo de promover o uso pedagógico da informática na rede pública de educação básica. Seis profissionais da Educação de Macaé realizaram cursos de capacitação do próprio MEC e se tornam multiplicadores na rede municipal de ensino. Os 59 professores formados em Introdução à Educação Digital também se tornarão multiplicadores dentro das escolas, explica Guto.