Com o objetivo de enfatizar a prevenção às drogas através de temas transversais, ligados ao meio ambiente e saúde, está sendo realizado, na rede municipal de ensino o projeto "Prevenção na Escola - Caminhos Possíveis". A ação é desenvolvida pela Coordenadoria Extraordinária de Políticas sobre Drogas, por meio do Núcleo de Prevenção Primária, em parceria com a Secretaria de Educação.
Inicialmente, a equipe coordenadora do projeto está ministrando capacitação de professores-multiplicadores nos horários de atividades. Entre as escolas participantes estão Eraldo Mussi, situada nas Malvinas e Neusa Goulart Brizola, na Barra.
Projetos como estes são importantes para melhorar a qualidade do ensino e contribuir com a atuação dos professores. É mais uma oportunidade de reforçar o elo da família dentro da escola. Além disso, dirigentes e professores podem participar de estudos dirigidos e têm acesso a novas estratégias e atividades focadas na prevenção às drogas e podem ser executadas no processo ensino-aprendizagem.
Além dos encontros com os professores, o próximo passo do projeto é executar atividades junto à família dos estudantes, reunindo pais e responsáveis em palestras específicas, que visam o desenvolvimento de debates e parceria com a família e responsáveis dos estudantes. Já na próxima etapa, os alunos também serão envolvidos em oficinas, dinâmicas, jogos lúdicos, além de rodas de conversa que vão abordar a temática da violência.
Entusiasmada com as ações que estão sendo desenvolvidas, a coordenadora do projeto, a assistente social Adriana Silva Feliciano, afirma que a intenção é abranger o maior número de escolas municipais: “O projeto foi idealizado com o objetivo de minimizar os fatores de risco e potencializar questões voltadas para proteção. A proposta é abranger os segmentos da Educação Infantil e Ensino Fundamental de escolas situadas na área central, bairros e serra”, finaliza.