Professores da UFRJ-Macaé criam site para informar sobre Covid-19

09/06/2020 09:26:00 - Jornalista: Elis Regina Nuffer

O objetivo é informar a sociedade a respeito dos avanços farmacológicos com base na literatura científica

Preocupados com o avanço da pandemia da Covid-19, uma doença do coronavírus, quatro professores de farmacologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ-campus Macaé), da Cidade Universitária, criaram o site Farmacologia Informa: www.farmacologiainforma.com. O objetivo é informar a sociedade a respeito dos avanços farmacológicos com base na literatura científica e órgãos de saúde nacionais e internacionais

As últimas publicações abordam “Uso de lopinavir/ritonavir no tratamento da infecção pelo novo coronavírus”; “Evidências atuais sobre o uso de tocilizumabe na COVID-19”; “Vitamina C e COVID-19”; e “Novo artigo científico sobre a cloroquina e a hidroxicloroquina publicado na revista The Lancet”. O site também apresenta detalhes sobre “Cloroquina e hidroxicloroquina: repercussões dos últimos estudos publicados”; “Vacina contra COVID-19: como estamos?”; “Uso de corticoides durante a pandemia de COVID-19”; e “Posicionamento do Conselho Nacional de Saúde sobre as novas orientações do Ministério da Saúde”, entre outros.

As informações sobre a criação do site foram passadas pela professora Paula Carmo, associada de farmacologia do curso de Medicina/UFRJ-Macaé, que compõe o grupo de professores junto com Juliana Montani Raimundo, André Gustavo Calvano Bonavita e Sabrina Ribeiro Gonsalez, que criaram o site. Eles fazem parte do Grupo de Trabalho do COVID-19 formado pela UFRJ.

No site, os cidadãos encontram, gratuitamente, as informações, documentos oficiais e trabalhos científicos, além de levar a links importantes e atualizados sobre o assunto de interesse coletivo. Quem quiser entrar em contato com o grupo de professores do site Farmacologia Informa da UFRJ pode mandar e-mail para: grupofarmacoufrjmacae@gmail.com.