logo

Professores de Macaé trocam experiências durante encontro de Matemática

02/09/2011 17:03:14 - Jornalista: Douglas Fernandes

Foto: Luiz Bispo

O encontro tem como objetivo apontar os desafios e os resultados obtidos por meio de novas metodologias na disciplina

Continua neste sábado (3) na Cidade Universitária de Macaé, o evento: 1º Encontro de Gestão de Pólos e de Cursos a Distância e Recursos para o Ensino de Matemática, que tem como objetivo apontar os desafios e os resultados obtidos por meio de novas metodologias na disciplina de matemática. A realização é da prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, juntamente com a Universidade Federal Fluminense, Fundação CECIERJ e o Laboratório de Novas Técnicas de Ensino (LANTE). A abertura ocorreu na sexta-feira (2) com palestras e visitação dos alunos da rede municipal ao Museu Interativo de Educação Matemática do LEG

Cerca de 300 profissionais da área de educação, entre professore, diretores e pedagogos estiveram presentes ao primeiro dia de evento, composto de palestras e seminários além de atividades e práticas culturais no local. Para a coordenadora de Matemática da Secretaria de Educação, Vanessa Arenari, o encontro visa ainda despertar no educador uma nova maneira de tratar a disciplina, por meio de novas técnicas e metodologias.

Para o secretário de Educação, Guto Garcia, o evento fortalece a proposta da gestão municipal e amplia a qualidade do seu ensino por meio de fóruns e debates integradores e democráticos.

- A Matemática é vista ainda hoje com receio entre alunos e professores. Nós da Secretaria de Educação obtivemos resultados positivos por meio do trabalho das professoras Vanessa e Norma Tanus, que desenvolveram o Laboratório de Matemática. Propomos com esse encontro disseminar essa conquista com outros professores e ouvir dos demais profissionais seus resultados por meio de outras atividades, destacou.

Os alunos da rede municipal visitaram o espaço no primeiro dia de evento despertando suas curiosidades no Museu Interativo de Matemática do Laboratório de Geometria da UFF (LEG/UFF). Através de jogos, atividades e exposições, eles conheceram um jeito diferente de aprender a matemática sem deixar de se divertir e se integrar com monitores e seus colegas de classe.

Os educadores puderam trocar experiências durante as palestras ocorridas pela manhã e tarde no Auditório Claudio Ulpiano da Cidade Universitária. Com o tema “Laboratório de Ensino de Matemática, Uma Ponte para a Melhoria do Ensino” os Professores Dr. Wanderley de Moura (UFF), e as Profªs Dra. Anne Michelle Dysman Gomes – UFF, Maria Aparecida Lima – Colégio Pedro II e Vanessa Arenari Garcia – LANTE/Macaé apresentaram seus trabalhos e desafios a serem conquistados junto aos professores e aos alunos.

Durante a tarde o tema abordado foi o “Museu Interativo de Educação Matemática: Uma ponte para a democratização da matemática”, om a ProfªDra. Ana Maria Kaleff – UFF. O Museu é composto de materiais didáticos destinados ao público em geral e facilmente apropriados para manipulação.

- Composto por artefatos de baixo custo, resistentes e de maior porte do que os desenvolvidos para o laboratório do professor e para a sala de aula, o projeto possibilitou a integração universidade/ escola, ensino/pesquisa, arte/matemática, além da inclusão de alunos portadores de necessidades especiais, apontou a professora.

É com grande expectativa que os educadores aguardam as palestras de amanhã (sábado), com destaque para o encerramento que contará com o professor Dr. Celso Costa, Diretor do Instituto de Matemática da UFF/Niterói e Coordenador da Universidade Berta do Brasil na universidade.


Fotos Relacionadas