Professores discutem Educação Especial

07/11/2006 11:48:30 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Discutida diariamente na novela “Páginas da Vida”, da Rede Globo, através da personagem Helena, mãe adotiva de uma menina portadora de Síndrome de Down, a inclusão social do aluno com deficiência foi o tema do Fórum “Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas”. O Fórum foi realizado pelos 60 alunos do curso de Educação Continuada, promovido pela Secretaria de Educação de Macaé, através da Coordenadoria de Educação Especial. O evento aconteceu na noite desta segunda-feira (6), na Escola Municipal Maria Izabel Damasceno Simão.

O principal objetivo do curso foi proporcionar aos professores da Educação Especial um espaço de reflexões, discussões e debates em cima de paradigmas excludentes, que impedem o acesso de alunos especiais nas escolas de ensino regular. Segundo informações da coordenadora de Educação Especial, Alda Canabarra Bento, o curso contou com 160 horas/aula, iniciadas em agosto do ano passado e encerrado com o Fórum.

O Fórum

No fórum “Diferenças na Aprendizagem e Processo Mental: Alternativas Pedagógicas” os professores apresentaram as idéias discutidas, a importância das informações recebidas e o que foi proposto durante todo o curso. O objetivo foi a formação do professor-cidadão, atuante na sociedade, levantando suas preocupações com a inclusão social. Durante o Fórum, foram apresentadas as alternativas pedagógicas que facilitem a inclusão social, evidenciando a importância da educação à serviço desta inclusão, para que as escolas tenham espaço para todos.