logo

Professores estudam novas ferramentas tecnológicas

06/09/2012 14:20:00 - Jornalista: Joice Trindade

Formar professores para que possam superar o receio com relação ao uso do computador e utilizar recursos como as redes sociais de maneira pedagógica. Estas são as finalidades do curso “Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as Tic´s”, que está sendo oferecido aos professores da rede municipal de ensino. Ministrado pela Prefeitura de Macaé, por meio do Núcleo de Tecnologia Municipal da Secretaria de Educação, o módulo faz parte da grade de cursos desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC).

O curso quinzenal já foi iniciado, mas os interessados em participar ainda podem se cadastrar através do blog do núcleo, pelo endereço eletrônicontmmacae.blogspot.com. De acordo com a a secretária de Educação, Marilena Garcia, a intenção é oferecer subsídios teóricos e metodologias para que se possa facilitar o dia a dia dos educadores e melhor usar a tecnologia junto aos alunos. Ela pontuou ainda que atualmente a Internet se apresenta no contexto educacional como uma ferramenta voltada ao aprimoramento pessoal, profissional, cultural e de conhecimentos gerais:

- Para muitos, o uso do computador pode ser visto como um mundo muito novo. A partir deste novo contexto de ensino-aprendizagem, tanto o aluno quanto o professor obtêm resultados positivos. O aluno através da diversidade, da dinâmica de exploração das informações e do intercâmbio de informações, e o professor através da possibilidade de reciclagem de conhecimentos, ampliação de conceitos e de sua didática. O uso da tecnologia pode contribuir na criação de novas possibilidades, principalmente como apoio pedagógico e em cursos de Educação à Distância - salienta.

Apontado pela coordenação do NTM como um dos cursos mais procurados do semestre, o módulo que também destaca o uso de mecanismos como redes sociais tem ainda como proposta compreender o potencial pedagógico de recursos das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no ensino e na aprendizagem em suas escolas. Para o coordenador do NTM, Alex Sanders Bogado, o módulo consiste em facilitar o cotidiano dos educadores diante do planejamento de estratégias de ensino e de aprendizagem:

- Com estratégias como essas serão criadas possibilidades de integrar recursos tecnológicos disponíveis e situações para a aprendizagem que levem os alunos à construção de conhecimento, ao trabalho colaborativo, à criatividade e resultem efetivamente num bom desempenho acadêmico - pontua.

Já o professor-coordenador, Jo Valdez, explica que a maior parte dos participantes do curso se interessa no módulo com a finalidade de inovar as ações pedagógicas. “A introdução do computador no ambiente escolar se tornou cada vez mais comum. Registramos que muitos dos educadores sentem certo receio em relação à utilização do computador. No entanto, se o professor não acompanhar as mudanças, ele vai se deparar com obstáculos, por conta das novas das novas práticas educativas”, conclui.