Professores participam de oficinas do projeto ‘Estante de Histórias’

26/05/2022 13:53:00 - Jornalista: Tatiana Gama

Foto: Moisés Bruno

Evento foi realizado na Cidade Universitária nesta quinta-feira (26)

O projeto “Estante de Histórias” realizou, nesta quinta-feira (26), duas oficinas presenciais para os professores da Educação Infantil e do Ensino Fundamental, na Cidade Universitária. Os participantes são de 45 unidades da rede municipal de ensino, contempladas com estantes e livros novos, além de dedoches desenvolvidos a partir dos acervos. O evento abordou a importância da literatura para o aprendizado das crianças, dicas para promover a leitura em sala de aula e atividades práticas para o público-alvo se tornar contador de história.

A ação foi promovida pela VR Projetos Culturais Educacionais, com patrocínio da EDF Norte Fluminense, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apoio da Secretaria de Educação. As oficinas foram apresentadas pela autora Marô Barbieri e os representantes da VR Projetos, Vera Shida e Renato Paixão.

Com a entrega das estantes para 13 escolas, este mês, o projeto completou o ciclo de doação para as 45 escolas do Ensino Fundamental I (anos iniciais). Cada escola recebeu a doação de uma estante amarela personalizada com temas da literatura infantil. A proposta é que o objeto seja uma ferramenta de apoio à educação nas escolas para os professores, bibliotecários, funcionários e voluntários promoverem a leitura e até utilizá-lo para armazenar outros livros e materiais pedagógicos.

“São literaturas infantis que proporcionam o prazer da leitura, além de estimular a parte lúdica com títulos de ótimos autores. A ideia é desenvolver a competência da leitura”, frisou a superintendente do Ensino Fundamental I (anos iniciais), Eliane Salgado.

As unidades contempladas este mês foram: Colégio M. Generino Teotônio de Luna; Colégio M. do Sana (escola-polo); C.M Tarcisio Paes de Figueiredo (escola-polo); EM Profª Elisabete de Azevedo Dias Brandão; C.E.M Ana Maria Bacellar Leite e Santos; Ciep 455 Municipalizado Maringá; Colégio M. Pedro Adami; Colégio M. Raul Veiga; Colégio M. Carolina Curvello Benjamin; Colégio M. Profª Elza Ibrahim; Escola M. Leonel de Moura Brizola; CIEP 058 Oscar Cordeiro e Escola M. Carlos Gaspar.

“Completamos toda a rede municipal, anos iniciais do Ensino Fundamental. Percebemos a motivação dos professores e alunos com a estante de livros, o que contribui com o desenvolvimento da leitura”, disse Renato Paixão.

No interior da estante estão disponíveis 100 livros infantis novos e mais 100 gibis que, através de uma história em quadrinhos, apresentam às crianças a importância da leitura e, ainda, oferecem atividades sobre o tema. Na parte superior, existe um baú, onde são encontrados dedoches desenvolvidos a partir dos acervos, uma cortina e bases para transformar a parte de cima da estante em um teatrinho, além de um tapete para ser utilizado em atividades ao ar livre e sacolas personalizadas para as crianças levarem livros para casa e fazer

leituras em família.

A professora da sala de leitura da Escola Municipal Lions, Fabíola Barcelos, falou sobre a importância do móvel recheado de livros. “O acervo tem livros de qualidade, com autores renomados para desenvolvermos um ótimo trabalho com os alunos”, destacou.


Fotos Relacionadas