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Professores participam de palestra sobre Inclusão Social

22/09/2009 11:14:56 - Jornalista: Joice Trindade

O papel da família no processo de inclusão. Este foi um dos assuntos da palestra “As famílias no processo de inclusão das pessoas com diferenças significativas”, ministrada segunda-feira (20), na Cidade Universitária. Cerca de 80 professores da rede municipal de ensino fizeram parte da programação desenvolvida pela Secretaria Municipal de Educação, e organizada pelo Instituto de Administração de Políticas Públicas (IAPP).

A proposta da palestra foi identificar as barreiras diante da educação do portador de necessidade especial. De acordo com a palestrante, assistente social e coordenadora técnica do Programa de Benefício da Prestação Continuada, Eliana Feres, as prioridades apresentadas na palestra são o papel da família e a inclusão na educação. “Os professores têm que saber conviver com os alunos que apresentam diferenças. Hoje, a inclusão na sala de aula regular é prevista em lei”, disse.

No decorrer da programação houve debates e uma discussão ampla a partir das experiências dos pais de portadores de necessidades especiais, que foram apresentadas aos professores. Satisfeita, a professora do Colégio Municipal Engenho da Praia, Adalgiza Peres, afirmou que a palestra é de suma importância para sua profissão. “No próximo ano, vou assumir uma sala de recursos e desejo obter conhecimentos necessários sobre a inclusão”, ressaltou.

Já Eliana Feres, também representante da Secretaria de Assistência Social de Macaé, frisou que o respeito às possibilidades e limites devem ser alvo de atenção não só do professor da rede, mas da família, que muitas vezes não sabe como tratar de forma adequada um portador de necessidade especial. A prioridade é abranger questões da família como as dificuldades e vivências dos familiares de portadores de necessidades especiais.

Eliana Feres apontou que a Educação Inclusiva parte do princípio que o aluno tem de estar inserido no contexto social com acesso a tratamentos específicos como fisioterapia, estímulos e estratégias de ensino para salas de aula regular e de suporte. A secretária de Educação, Marilena Garcia, ressaltou que segundo o decreto do Ministério da Educação (Mec), a Política da Educação Especial voltada para o Ensino Inclusivo tem que ser respeitada. “Por isso, que palestras como estas são essenciais, para que os profissionais da Educação tenham mais informações sobre a metodologia que deve ser seguida para que os alunos portadores de necessidades especiais tenham suas potencialidades desenvolvidas como qualquer aluno do ensino regular".