logo

Professores participam demais uma etapa do Curso de Formação Continuada

09/06/2011 10:13:17 - Jornalista: Joice Trindade

Saber valorizar, manusear e localizar os livros didáticos nas bibliotecas e salas de leitura são algumas das finalidades do Programa Conhecendo a Biblioteca. Cerca de 30 professores que atuam nos espaços de leitura da rede municipal de ensino participam, nesta quinta-feira (8), de mais uma etapa do curso de Formação Continuada da Sala de Leitura. A programação acontece das 8h30 às 12h30 e das 13h30 às 16h30, no auditório 38 da Secretaria Municipal de Educação.

Os professores que atuam com os 1° ao 5° anos de escolaridade terão a oportunidade de debater estratégias de como organizar as bibliotecas e salas de leitura, além de trabalharem com os alunos o conhecimento do livro e o funcionamento da biblioteca. Na ocasião, a coordenadora da sala de leitura, Maria Georgina de Souza, vai ministrar a palestra Recursos Informacionais na biblioteca e na sala de leitura. Os professores tanto da Educação Infantil, quanto do Ensino Fundamental devem ser orientados quanto suas práticas. “Devemos pensar e evidenciar de que modo estes livros são utilizados, selecionados, quais são eles e como despertar o interesse dos alunos quanto aos cuidados e leitura do material didático”, explica

De acordo com Maria Georgina a maior parte dos estudantes precisa saber manusear e localizar os livros específicos conforme conteúdos como Matemática, Ciências e Língua Portuguesa. Além disso, a coordenadora e responsável pelo curso vai destacar elementos e recursos didáticos para que os alunos identifiquem as partes dos livros como capa, miolo, contracapa e lombada.
No decorrer da programação haverá análises referentes aos aspectos do livro didático como produção, a inserção do conhecimento na evolução histórica, a qualidade e elementos gráficos, além da adequação dos conteúdos.

O próximo passo, segundo ela, é realizar uma mesa redonda em que cada professor vai apresentar e trocar experiências sobre o que é desenvolvido nas bibliotecas em que trabalham. Para isso, será realizado outro encontro no dia 14 de julho, às 8h30.
A próxima etapa acontecerá no dia 22 de julho, no auditório da Secretaria Municipal de Educação. Cerca de 50 profissionais vão se integrar à programação, que vai acontecer a partir das 8h30 para professores do 6° ao 9° anos do Ensino Fundamental e às 13h30 para profissionais que trabalham com Educação Infantil.

Para a subsecretária de Educação na Saúde, Cultura e Esporte, Conceição de Maria Rosa, o Programa de Formação Continuada está alcançando o objetivo de elevar a qualidade do ensino e atender ao Programa Nacional do Livro Didático do Ministério da Educação. “Todas as ações pedagógicas que a Secretaria Municipal de Educação está desenvolvendo são voltadas para a prática da leitura. Através do livro didático o estudante conhece, sonha e amplia sua criatividade”, ressalta.

- A primeira questão a ser analisada é quanto à presença dos livros didáticos em sala de aula. Em nossa população alvo, muitos professores em atividade adotam esses livros como livros-guia em suas salas de aula. Diante desse fato e cientes de que os livros didáticos, mesmo sem adotá-los como livros-guia em sala de aula, são os recursos mais frequentemente utilizados pelos professores para orientarem suas práticas, devemos pensar e evidenciar de que modo estes livros são selecionados e quais são eles, finaliza.