logo

Profissionais da Educação escolherão local em que serão lotados

03/01/2012 16:38:47 - Jornalista: Andréa Lisboa

A Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, está convocando os profissionais da Educação que estão cedidos a outros órgãos para comparecer à sede da Secretaria, no próximo dia 13 de janeiro, das 9h às 17h, para a escolha do local em que pretendem ser lotados em 2012. A sede da Secretaria de Educação está situada à Rua Antero Perlingeiro, 402, no Centro. O atendimento será realizado na sala 110.

Além disso, nos dias 19 e 20 de janeiro, inicia-se outra etapa para a escolha de unidade de ensino. Essa será voltada para os convocados pela última portaria do concurso público do Magistério de 2009, que já passaram por exames médicos. São nove intérpretes de Libras, 30 Orientadores Pedagógicos, 22 Orientadores Educacionais, sete Supervisores, 10 professores de Ciências, nove de Artes, 19 de Educação Física, 14 de Geografia, 10 de História, 10 de Língua Inglesa, 23 de Matemática e 19 de Língua Portuguesa.



- Nosso objetivo é lotar o servidor no local em que ele possa melhor desempenhar seu trabalho. Essa possibilidade de escolha é boa para o profissional e contribui para a melhoria da qualidade da educação, diz o secretário de Educação, Guto Garcia.


Na primeira convocação para remanejamento, nos dias 13 e 14 de dezembro de 2011, compareceram 108 professores A, aqueles que atendem até o 5º ano de escolaridade, e 117 professores C, que atuam do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental. A opção pela remoção, na maioria dos casos, foi motivada pela opção por ampliação da carga horária de trabalho de 12h para 20h.


- Os professores que tinham 12 tempos de aula a cumprir e que optaram por 18 tempos muitas vezes precisam trocar de unidade ou escolher mais uma para cumprir os seis tempos a mais. Fazer essa adequação é importante porque diminui o tempo de trânsito do profissional. O professor que fez opção por 20 horas ingressará em nova categoria profissional e terá um novo enquadramento salarial, explica o Coordenador Geral da Subsecretaria Administrativa da Secretaria de Educação, Thiago Botelho.


Toda a programação do remanejamento foi encaminhada pela secretaria à direção das escolas para divulgação aos professores. As remoções seguem os critérios estabelecidos pela portaria da Secretaria de Educação nº 15, de 25 de novembro de 2011. Para o concurso, a classificação resultará da soma dos pontos atribuídos ao tempo de serviço prestado ao magistério como estatutário. Para efeito de desempate, prevalecerá a pontuação, a idade e o número de filhos.