Com o objetivo de destacar os avanços e as novas perspectivas para a Educação Infantil da rede municipal de ensino, a Prefeitura de Macaé, por meio da Secretaria de Educação, intensificou o ciclo de cursos e estudos dirigidos direcionados aos profissionais, que atuam com os alunos na faixa de zero a cinco anos. A previsão é que novos cursos sejam iniciados a partir do mês de maio em unidades específicas e no auditório da secretaria.
Segundo a Secretária de Educação, Marilena Garcia, a intenção da Secretaria de Educação ao oferecer cursos de Formação Continuada é aprofundar os estudos dos eixos da Educação Infantil, inovar estratégias pedagógicas, além de valorizar e melhor habilitar os profissionais de educação:
- A Secretaria de Educação de Macaé segue a pauta do Ministério da Educação, que visa assegurar a todos os brasileiros a formação comum indispensável para o exercício da cidadania e fornecer-lhes os meios para progredir nos estudos posteriores e diante do mercado de trabalho - afirmou.
Além de professores e auxiliares de serviços escolares, a equipe pedagógica também está ministrando cursos para professores orientadores e orientadores pedagógicos, que, de acordo com a Subsecretária de Educação Infantil, Márcia Heloísa Branco, no ano letivo de 2012 estão atendendo todas as unidades de Educação Infantil:
- A atuação dos orientadores pedagógicos em todas as Escolas de Educação Infantil é de suma importância. É o profissional que atua junto ao projeto político-pedagógico e promove as condições básicas para formação da cidadania dos alunos desenvolvendo meios e estratégias para uma melhor qualidade de ensino - destaca a subsecretária.
Nesta sexta-feira (13), mais de 50 professores orientadores participaram de um curso de Formação Continuada com a abordagem nas práticas pedagógicas, em que foram realizadas dinâmicas, análises de textos e reflexões sobre a prática na sala de aula. Já na última quarta-feira (11), os orientadores pedagógicos que atuam no segmento de Educação Infantil debateram a temática “Diretrizes da Proposta Pedagógica da Educação Infantil”. Na oportunidade, foram enfatizados relatos, estudos e planejamentos de rotina.
Satisfeita, a professora Aline Rosário afirma que faz questão de fazer parte de cursos: “Quero me especializar para melhorar meu trabalho junto aos meus alunos da Escola Municipal de Educação Infantil Nossa Senhora da Conceição”, conta.
Na lista de cursos que serão realizados, está o módulo “O cotidiano da criança na Educação Infantil”, que acontecerá na próxima quarta-feira (18) e será ministrado para professores. Já nos dias 02,16 e 30 de maio será ministrado o curso “As múltiplas linguagens nos tempos e espaços da Educação Infantil”.
Os cursos de qualificação coordenados pela Subsecretaria de Educação Infantil destacam ainda linguagens como música, artes e expressão corporal: “A proposta é possibilitar um maior estudo e aprofundamento dos eixos da Educação Infantil, além de valorizar o profissional de educação, oferecendo cursos de Formação Continuada”, finaliza Márcia Heloísa Branco.