Profissionais da Educação participam de formação sobre Pedagogia Antirracista

06/03/2024 18:55:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Divulgação

Curso de extensão segue até julho com aulas presenciais

'Descolonização do currículo na Educação Infantil', 'Como surgiu o conceito de raça no Brasil' e 'A política do embranquecimento' são algumas das abordagens que fazem parte do curso de extensão da UFF sobre 'Pedagogia antirracista na Educação Infantil'. A formação teve início nesta semana e é voltada para professoras e gestoras de Educação Infantil da rede municipal de Macaé. O objetivo é ampliar as reflexões e discussões acerca da temática, para o estabelecimento de ações executadas de forma mais democrática e respeitosa.

O curso de extensão tem as aulas ministradas pela professora Joyce Machado, coordenadora do NEAFRO (Núcleo de Estudos étnicos- raciais de Macaé) e colaboradores, e faz parte de sua pesquisa de mestrado em Educação da UFF. “A formação de professores para políticas afirmativas contribui para discussões acerca da diversidade presente em sala de aula, amplia os olhares para uma Educação Antirracista e cumpre com nossa responsabilidade política e social na educação, possibilitando espaços educativos onde a equidade prevalece, diminuindo atos de segregação e invisibilidade de crianças negras”, destaca Joyce.

Com duração até julho, o curso terá aulas presenciais todas as terças-feiras das 17h30 às 20h30 e a expectativa é que todo o embasamento teórico alimente ações que se traduzam em uma realidade de maior respeito dentro e fora das salas de aula. “Combater o racismo é um dever de todos e é a partir da Educação e formação destes educadores que realmente podemos transformar estas ações”, frisa Joyce.

A aula inaugural, realizada nesta terça-feira (5), na Cidade Universitária contou com a presença da Secretária de Educação, Leandra Lopes e do Secretário de Educação Básica, Robério Fernandes. “Estamos com uma série de iniciativas, que buscam mostrar que é possível fazer modificações na educação dentro do cotidiano da escola, com uma didática diária”, destaca Leandra.


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