Foto: Bruno Campos
O treinamento foi concluído na tarde desta quinta-feira (15)
Professores da rede municipal de ensino de Macaé participaram, nesta semana, de uma Capacitação Técnica para o uso do Laboratório Didático Móvel (LDM). O treinamento foi realizado nesta terça (14) e quarta-feira (15) em três locais: Colégio Zelita Rocha de Azevedo (no Parque Aeroporto), Colégio Municipal Aroeira (na Aroeira) e Colégio Municipal Maria Isabel Damasceno Simão (no Centro).
As atividades foram realizadas nos turnos da manhã e tarde nos dois dias. A programação constou de apresentação da bancada, apresentação dos materiais e realização de atividades práticas.
O objetivo é que os LDMs ajudem nas aulas de Ciências, abordando saúde bucal, corpo humano, tubos de ensaio, microscópio, jogos de ciências e matemática, e globo terrestre. A expectativa é de que o produto seja mais uma ferramenta a agregar na aprendizagem, tornando as aulas mais dinâmicas e práticas.
"A finalidade é justamente fazer com que os alunos vivenciem, na prática, o conteúdo didático. O material tem muitos recursos, é muito rico, e vai ajudar professores e, principalmente, os estudantes", disse Lorrayne Vieira dos Santos, professora do Colégio Municipal Carolina Curvello Benjamin (em Trapiche, na Região Serrana), que participou da capacitação.
A prefeitura adquiriu três modelos diferentes de laboratórios: 45 para alunos do primeiro ao quinto ano do Ensino Fundamental, 20 para estudantes do sexto ao nono ano do Ensino Fundamental, e quatro do Ensino Médio - totalizando 69 conjuntos de materiais.
Segundo o fabricante, o Laboratório Didático Móvel é um produto desenvolvido por professores, buscando atender por completo as necessidades que surgem por parte dos mestres, ao prepararem e ministrarem as aulas de Ciências. Agregado ao Laboratório, um conjunto de componentes dá toda a sustentação para a realização de um número infinito de práticas e experimentos.
Cada bancada móvel possui 1,3 metro de comprimento; 0,66 metro de largura e 0,95 metro de altura. O peso líquido é de 64,4 kg. O Laboratório Didático Móvel é autônomo em água, energia elétrica e fonte de calor.