“A importância da Odontologia no contexto das violências”. Esta foi a capacitação ministrada para cerca de 80 profissionais como dentistas, auxiliares de saúde bucal e técnicos de saúde bucal que atuam na rede municipal de saúde. A programação realizada pela Prefeitura de Macaé, por meio da Coordenadoria Especial de Odontologia, em parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ) foi realizada no auditório da Uniodonto, no Centro de Macaé.
Ministrada pelo dentista Ricardo Mattos, a capacitação teve o objetivo de destacar questões relevantes referentes à legislação, acolhimento e o atendimento específico da odontologia diante de situações de violência em crianças, jovens e adultos, com destaque para mulheres e idosos. Presente o Secretário de Saúde, Lucas Rodrigues saudou os presentes e destacou que Macaé continuará priorizando a capacitação dos servidores da saúde. “Agradecemos o compromisso de todos os profissionais da odontologia. O objetivo é primar cada vez mais pela qualidade dos serviços prestados à população”, ressaltou.
Já a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, agradeceu a parceria com o Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ). “Essas capacitações são de suma importância. Programações mensais são essenciais para nossos profissionais. O palestrante Ricardo Mattos destacou questões como responsabilidade e acolhimento. O tema foi maravilhoso, porque a gente precisa se preocupar,com o ser humano,e não somente com os traumas dentários e faciais vindos de violências do paciente que você atende.Porque afinal de contas são pessoas,e amores de alguém”, ressaltou.
Cirugião bucomaxilofacial, coordenador do curso de Atualização em Cirurgia Oral e membro titular do Colégio Brasileiro de Cirurgia e Traumatolologia, Ricardo Mattos, pontuou abordagens como sinais e trauma facial agudo que podem estar associados à negligência e lesões não traumáticas que podem estar associadas à violência . “ Temos que nos preocupar com o ser humano. Nosso papel é essencial”, citou.A próxima capacitação será no mês de maio no Paço Municipal, em data que ainda está sendo definida. A temática será disfunção temporomandibular (DTM).