logo

Profissionais da odontologia realizam capacitação em manejo de pacientes com deficiência

27/03/2025 19:29:00 - Jornalista: Joice Trindade

Foto: Moisés Bruno

O treinamento foi dedicado a Dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal

Dentistas, auxiliares e técnicos de saúde bucal, que atuam na rede municipal de saúde, participaram nesta quinta-feira (27) da formação continuada especial deste mês de março, na sede do Paço Municipal da Prefeitura de Macaé. Com o tema “Manejo de Pacientes com deficiência na Odontologia - Noções Básicas e sua aplicabilidade”, a capacitação foi marcada pelo anúncio da inclusão da Odontopediatria também nos atendimentos dos Centros de Especialidades Odontológicas, determinação do Ministério da Saúde.

A abertura do encontro contou com a participação da coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fabiana de Oliveira Dutra, o Secretário Municipal de Saúde, Lucas Dias, a Secretária Adjunta de Atenção Básica de Macaé, Simone Sales, a coordenadora da Odontologia do município, Carla Bittencourt e o palestrante responsável pela abordagem, José Magalhães Muniz Filho, presidente da Comissão de Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ).

Durante a programação, o Secretário de Saúde, Lucas Dias agradeceu a participação de todos. “Gostaria de saudar a todos os participantes e agradecer ao Conselho Regional de Odontologia, à Coordenação de Área Técnica do Governo do Estado e a todas as coordenações ligadas à área de saúde bucal. Esse momento de capacitação e aprimoramento é essencial. Passamos por diversos desafios e estarmos integrados é de suma importância para o reforço do atendimento ao serviço público”, comentou.

Ao anunciar que a odontopediatria fará parte dos Centros de Especialidades Odontológicas de todo país, a coordenadora da Área Técnica de Saúde Bucal da Secretaria Estadual de Saúde, Fabiana de Oliveira Dutra foi bastante aplaudida. “ Estamos aqui comunicando que o Governo do Estado está comprometido com a política nacional de saúde bucal para refletir em impactos positivos junto os usuários. Temos equipes nos 92 municípios comprometidas com a saúde bucal. Que formações como essas sejam permanentes. Estou feliz de estar em Macaé. No dia 7 de abril haverá uma reunião online que vai tratar do assunto “ Importância da Odontologia no Contexto da Violência” para todos os municípios do estado”, pontuou.

A Secretária Adjunta de Atenção Básica de Macaé, Simone Sales lembrou que “ a odontologia é um serviço de excelência e que visa avanços para melhor atender a população e cada vez mais as formações continuadas serão incentivadas”.

Emocionada, a coordenadora da Odontopediatria do município, Carla Bittencourt, afirmou que esta programação está sendo marcada pela divulgação de boas notícias. “O Centro de Especialidades Odontológicas e a Odontopediatria num só espaço é motivo de alegria. No mês de abril haverá outra capacitação, sendo que o tema será escolhido em consenso pelos nossos profissionais. A abordagem de hoje é de suma importância. E vamos sim, investir nas capacitações dos servidores para que possamos oferecer sempre o melhor de nós para nossos pacientes,sejam eles típicos ou atípicos”, ressaltou

Vale lembrar, que a odontopediatria é a especialidade que tem como objetivo o diagnóstico, a prevenção, o tratamento e o controle dos problemas de saúde bucal do bebê, da criança e do adolescente e a educação para a saúde bucal.

Palestra - “Manejo de Pacientes com deficiência na Odontologia - Noções Básicas e sua aplicabilidade” foi destacado pelo palestrante responsável José Magalhães Muniz Filho, presidente da Comissão de Pacientes com Necessidades Especiais do Conselho Regional de Odontologia (CRO-RJ). Ele esclareceu dúvidas, citou questões relevantes quanto ao atendimento aos que apresentam deficiência e citou a importância de exames.

“Temos 720 faculdades de Odontologia no país e para atuar com público com deficiência, necessidades especiais não podemos esquecer do prazer de servir com amor, pois vamos tratar de pessoas que vão compartilhar experiências de vida e histórias”, finalizou.

A programação foi aprovada pelos participantes. Entre eles estava a auxiliar de saúde bucal Andrea Oliveira. “Trabalho há três anos na rede municipal de saúde e atuo no Centro de Especialidades Odontológicas. O aprimoramento é essencial para avançarmos no trabalho e melhor atendermos ao público”, contou.


Fotos Relacionadas