A Secretaria de Educação selecionou dois profissionais pertencentes à rede municipal de Macaé para fazerem curso de capacitação para novos tutores e treinamento SifeWeb/plataforma Moodle que fazem parte do programa FormAção pela Escola do Ministério da Educação (MEC). As aulas acontecem dias 25, 26 e 27 de agosto, no Colégio Liceu Nilo Peçanha, em Niterói-RJ.
Segundo a coordenadora do programa de manutenção dos livros didáticos, Roze Mary Tomaz, o curso tem como objetivo promover a capacitação a distância com dois encontros presenciais (aulas inicial e final), nos quais os participantes tomam conhecimento dos detalhes da execução das ações e programas do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). No encerramento do curso, os alunos apresentam um trabalho com suas experiências.
- Com o FormAção pela Escola será formada uma rede de cidadãos, voltada para a gestão e o controle social dos recursos públicos destinados à educação e aplicados pelos programas do FNDE em todo o território nacional. Você pode e deve contribuir com essa ação que busca melhorar a qualidade da educação em nosso país, explica Rose Mary, destacando que a seleção deste tutores mostra a integração da Secretaria de Educação com as novas propostas do MEC. “Com o crescimento do ensino a distância, a figura do professor dá lugar a figura do tutor que ajuda no aprendizado a distância. Serão dois tutores que poderão disseminar o conhecimento e ajudar a melhorar ainda mais a Educação em Macaé”, completa.
A plataforma Moodle é um ambiente informatizado de aprendizagem a distância do MEC onde ocorrerá parte da formação dos novos tutores do Programa FormAção pela Escola. É neste ambiente que o profissional receberá as atividades a serem desenvolvidas, onde ocorrerá a interação entre os “cursistas” e os “tutores,” através de diversos recursos como chats, fóruns de debates, base de dados que podem ser consultados a qualquer momento, calendários e até um diário. “Este diário é utilizado pelo tutor com o objetivo de obter um posicionamento particular de seus alunos sobre determinada questão. Permite que o aluno registre suas impressões sobre qualquer assunto, funcionando como um bloco de notas, destaca.
O FNDE quer estimular toda a comunidade escolar a contribuir ainda mais com a qualidade na educação. Por isso, criou o FormAção pela Escola, em parceria com a Secretaria de Educação a Distância (SEED/MEC). O orçamento do programa para 2010 é de R$ 5,6 milhões.