Reforçar a qualidade de ensino e destacar a importância do livro didático. Estes são os objetivos da Prefeitura de Macaé, que por meio da Secretaria de Educação, inicia nesta terça-feira (5) curso de Formação Continuada do Programa do Livro Didático. O encontro vai acontecer no Auditório 31, da secretaria de Educação, às 9 horas.
A programação, que será voltada para cerca de 50 responsáveis pelos livros e coordenadores da secretaria de Educação, segue o Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). O objetivo é subsidiar o trabalho pedagógico dos professores por meio da distribuição de coleções de livros didáticos aos alunos da educação básica.
O Programa Nacional do Livro Didático é executado em ciclos trienais alternados. Assim, a cada ano, o MEC adquire e distribui livros para todos os alunos de um segmento, que pode ser anos iniciais do Ensino Fundamental, anos finais do Ensino Fundamental ou Médio. O PNDL também atende aos alunos da Educação Especial com obras didáticas em Braille de Língua Portuguesa, Matemática, Ciências, História, Geografia e Dicionários.
O curso, que se estende até o mês de dezembro, vai abranger um cronograma específico que vai destacar assuntos quanto à importância do livro didático, o zelo do material e a promoção de campanhas educativas que serão desenvolvidas junto aos estudantes da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
Para este ano letivo, a secretaria de Educação prosseguirá com a realização das campanhas “Pratique Cidadania: cuide bem do seu livro” e “Livro Didático: interfaces Pedagógicas”. A finalidade é que os profissionais de ensino repliquem as atividades das campanhas para outras unidades municipais em prol do desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem.
Este ano, o Governo Municipal recebeu do Ministério da Educação (MEC) um total de 95.729 livros didáticos para atender aos alunos das escolas municipais situadas na Serra e na área central. A próxima etapa é ganhar dicionários específicos com verbetes e até mesmo imagens, direcionados às salas de leitura e bibliotecas das escolas municipais.