logo

Profissionais de enfermagem participam de capacitação em emergências obstétricas

29/10/2026 16:44:00 - Jornalista: Juliana Carvalho

Foto: Moisés Bruno

Capacitação foi realizada no auditório da Escola do Servidor

A atualização dos conhecimentos e o aprimoramento da assistência à saúde da mulher foram os principais objetivos do curso “Cuidados de Enfermagem em Emergências Obstétricas”, realizado nesta quinta-feira (29), por meio de uma parceria entre o projeto Capacita Coren, do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro e a Secretaria de Saúde de Macaé. A formação, realizada no auditório da Escola do Servidor, reuniu enfermeiros, técnicos de enfermagem e graduandos da área.

Com duração de quatro horas, a capacitação abordou os cuidados necessários diante de situações de emergência obstétrica.

A coordenadora de logística do projeto Capacita Coren, Joisilene Mendes, destacou a importância da iniciativa para a qualificação contínua dos profissionais de enfermagem.

“O Capacita Coren oferece mais de 84 temáticas, incluindo emergências obstétricas, acolhimento, classificação de risco, exame físico e exames laboratoriais. São conteúdos voltados tanto para profissionais quanto para estudantes de enfermagem. Nosso objetivo é promover a atualização dos conhecimentos, hoje, em específico, abordamos especialmente para os que atuam na assistência à gestante e na maternidade”, explicou.

Para a enfermeira Renata da Silva de Souza, que atua na Estratégia Saúde da Família (ESF) da Imbetiba, a capacitação também contribui para o trabalho desenvolvido na Atenção Primária à Saúde, responsável pelo acompanhamento das gestantes durante o pré-natal.

“Embora não realizemos partos na Atenção Primária, somos responsáveis pelo acompanhamento do pré-natal dessas mulheres. Muitas das orientações apresentadas no curso são fundamentais para o nosso trabalho. Essa atualização permite aperfeiçoar os atendimentos e oferecer uma assistência cada vez mais qualificada às mulheres de Macaé”, ressaltou.


Fotos Relacionadas