logo

Profissionais de saúde participam de curso de suporte básico de vida em Pediatria

16/08/2011 16:48:53 - Jornalista: Lione Acácia - estagiária

O segundo curso para preparo de profissionais da saúde que atuam no setor infantil foi realizado nesta terça-feira (16), no Centro de Estudos do Hospital Público de Macaé (HPM). O assunto tratado foi Suporte Básico de Vida em Pediatria, que trouxe aos profissionais presentes, as atuais diretrizes acerca da ressuscitação pediátrica, que foi revista em 2010 pela Sociedade Brasileira de Pediatria em conformidade com a Sociedade Americana de Pediatria e Cardiologia.

O curso foi promovido pelo Programa de Educação Continuada, que existe há quatro anos, e tem como proposta a humanização no atendimento ao público.

Além dos funcionários do HPM, profissionais da área de saúde e estudantes de medicina, enfermagem e fisioterapia puderam participar. Durante o curso, o médico Rafael Vicente, que é o coordenador do departamento de ensino continuado, falou sobre a necessidade de se reconhecer um paciente grave e prevenir a piora dele.

— A mão de obra não qualificada cria prejuízos para o governo, para a família e para a própria criança. Aplicando o atendimento correto evitamos risco de erros médicos e aumentamos as chances de reversão de quadros graves como paradas cardiorrespiratórias — disse o coordenador.

Médico pediatra há 11 anos, Rafael Vicente é mestre em saúde da Criança, diplomado pela Fio Cruz, e quinzenalmente promove cursos e palestras, com o objetivo de melhorar o atendimento aos usuários do hospital.