logo

Profissionais do HPM participam de curso sobre UTI

12/04/2022 12:14:00 - Jornalista: Genimarta Oliveira

O objetivo é a ampliação do número de leitos na Unidade, através do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS)

Teve início nesta terça-feira (12), na Cidade Universitária, um curso de capacitação para médicos que atuam na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI) do Hospital Público de Macaé (HPM). O objetivo é a ampliação do número de leitos na Unidade, através do credenciamento junto ao Sistema Único de Saúde (SUS). O curso foi promovido pela Secretaria de Saúde de Macaé - por meio da Adjunta de Média e Alta Complexidade, em parceria com a Secretaria Adjunta de Ensino Superior.

Com o credenciamento de 10 leitos de terapia intensiva, o município receberá um aporte financeiro de R$ 1.960.000,00 por ano. De acordo com a assessora de Planejamento do HPM, Isabela Catharino, a capacitação dos profissionais faz parte das exigências estabelecidas pelo Ministério da Saúde para este credenciamento. O curso foi organizado pela coordenadora do Centro de Estudos do HPM, Thalita Ramalho. O mesmo será ministrado pelos médicos e professores, Joel Passos e Laila Ertler.

Isabela acrescenta que a capacitação é um aprimoramento para a classe médica, mas que também irá refletir na assistência aos pacientes que irão precisar desses leitos. "Esses leitos foram criados para atendimentos de pacientes com Covid-19, mas o Governo Federal propôs o credenciamento para que a unidade mantivesse os leitos ativos", disse.

Para a secretária municipal adjunta de Ensino Superior, Flaviá Picon, o papel do órgão é fazer essa articulação com as outras secretarias, dando o suporte necessário para a formação dos profissionais. "Deste modo estamos contribuindo com o desenvolvimento das atividades destas secretarias, a partir da formação e consequentemente oferecer à população uma assistência qualificada", falou.

O curso, que é específico para médicos que atuam na Unidade de Terapia Intensiva (UTI, será dividido em quatro módulos, sendo três com oito horas e um de 16 horas.


Fotos Relacionadas