logo

Profissionais e alunos de enfermagem participam de curso de capacitação

16/07/2013 15:29:00 - Jornalista: Equipe Secom

Foto: Moisés Bruno

Aulas são oferecidas por meio de uma parceria entre a prefeitura, a UFRJ e o Conselho Regional de Enfermagem

Cerca de 600 profissionais e estudantes de enfermagem recebem nesta semana cursos de capacitação na área. O primeiro foi realizado nesta terça-feira (16), das 8h às 17h, com o tema “Prevenção ao Câncer de Mama e Controle ao Câncer de Útero”, no auditório do Paço Municipal.

As aulas são oferecidas por meio de uma parceria entre a Prefeitura de Macaé, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e o Conselho Regional de Enfermagem (Coren). Os próximos cursos serão nesta quarta-feira (17), com o tema “Diluição e administração de fármacos” e quinta-feira (18), com o tema “A inserção da enfermagem nas políticas públicas de saúde”. As aulas serão de 8h às 17h, no auditório do Paço Municipal.



Para a coordenadora de enfermagem das Unidades Básicas de Saúde, Lilian Márcia Porto Simões, os cursos promovem a valorização dos profissionais de saúde e a melhora no atendimento nas unidades. “Macaé foi contemplada com temas do nosso dia-a-dia e isso serve de estímulo. É importante trazer atualização para os profissionais, que vão para o campo de trabalho de forma mais segura e estimulada”, avaliou.



A superintendente de atividades fora da sede da UFRJ, Maria Antonieta Rubio Tyrrel, explicou que os cursos são a primeira etapa do trabalho da comissão mista da UFRJ e da Secretaria de Saúde.



- Promovemos este curso para qualificar em relação à segurança do paciente na prevenção do câncer de mama e controle do câncer de útero. Orientamos sobre o cuidado na administração de medicamentos seja por via oral ou venosa, e, principalmente, no cuidado político, social, cultural, no sentido de despertar a consciência a respeito da cidadania e dos direitos do cidadão – ressaltou a superintendente de atividades fora da sede da UFRJ.



Já o presidente do Conselho Regional de Enfermagem do Rio de Janeiro, Pedro de Jesus da Silva, destacou a atuação do profissional de enfermagem na prevenção. “Viemos aplicar nestes três dias cursos voltados para a segurança do paciente e o melhor aproveitamento do profissional de enfermagem no atendimento ao usuário na rede”, comentou.


Fotos Relacionadas