Apesar das ondas a meio metro, os atletas amadores e profissionais, que participaram do Campeonato de Bodyboarding, realizado neste sábado e domingo (18 e 19), na Praia do Pecado, conseguiram fazer manobras radicais que empolgaram o público durante a competição. O bi-vice campeão brasileiro profissional, o capixaba Lucas Nogueira e a também capixaba, Naara Caroline, foram os grandes vencedores na categoria profissional.
O Campeonato de Bodyboarding, é uma realização da Associação Macaense de Bodyboarding (AMB) em parceria com a prefeitura de Macaé, através da secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semel), Empresa Municipal de Turismo (MacaéTur), Fundação de Esporte e Lazer (Fesporte) e Fundação Macaé de Cultura (FMC), dentro da programação do Fest Verão.
A competição abrangeu todas as categorias: mirim até 15 anos, amador masculino e feminino, e profissional masculino e feminino. Cerca de 70 atletas participaram da competição nos dois dias. O campeonato macaense, realizado há cerca de 15 anos, já é uma tradição, sendo considerado um dos melhores do Brasil, tanto pela organização quanto pela premiação. A premiação para os quatro primeiros colocados em cada categoria foi: bicicletas 18 marchas, pranchas, pés-de-pato, roupas, acessórios e R$ 1,6 mil em dinheiro
- Apesar do mar pequeno com ondas a meio metro, as ondas apresentaram boa formação proporcionando que os atletas fizessem até três manobras. A presença das campeãs, Mariana Nogueira (98), Soraia Rocha (99 e 2000) e Neymara Carvalho (2003/04), e da macaense Jéssica Becker, recém-profissionalizada e que acaba de voltar do Equador (onde ficou em 3º lugar no Campeonato Latino-Americano) mostra a importância do Campeonato Macaense de Bodyboarding, ressaltou Rodrigo Monteiro, presidente da AMB, que está deixando o cargo depois de sete anos à frente da associação. O ex-atleta Malik Lázaro, vai assumir a presidência da AMB.
Os destaques da categoria mirim foram Marcos Vinícius, em primeiro lugar, e Wallace Souza, em segundo. No amador feminino Talita de Oliveira e Tatiana Rodrigues, ficaram em primeiro e segundo lugar, respectivamente. No amador masculino, Douglas Becker, ficou em primeiro, e Joe Rodrigues, em segundo.
A capixaba, Naara Caroline, de 19 anos, foi a grande campeã, da categoria profissional: “O tamanho das ondas estava pequeno, com ondas fortes. Mas o Campeonato merece nota 10, tanto pela organização quanto pela premiação. É a primeira vez que participo de uma competição em Macaé, se continuar nesse nível, vou vir sempre”, destacou Naara. Em segundo, ficou Jéssica Becker, e em terceiro Soraya Rocha e Neymara Carvalho.
A categoria profissional masculina reuniu várias feras do boadyboarding: Lucas Nogueira (bi-vice campeão brasileiro profissional), Bruno Invik (campeão mundial amador de 2004, recém-profissionalizado) e Eribesto Abrantes (campeão mundial amador de 2005). A final foi disputada entre os capixabas, Lucas Nogueira e Vinícius de Souza. A primeira colocação ficou com Lucas Nogueira (também de melhor manobra, e em segundo, Vinícius de Souza (melhor onda), em terceiros Leonardo dos Reis e Eribesto Abrantes.