“Lei Maria da Penha”. Esta foi a abordagem central da roda de conversa realizada nesta sexta-feira (1 de novembro) na sede da agência central do Banco Macaíba para os colaboradores que atuam internamente no espaço. A programação foi marcada por diálogos, troca de informações e experiências sobre temas referentes à Lei Maria da Penha, como direitos, proteção e feminicídio.
A Moeda Social Macaíba completou 10 meses, no dia 25 de outubro, com cerca de R$ 50 milhões de investimentos em circulação na economia do município neste período. Atualmente, são 21.420 famílias e 44.345 pessoas beneficiadas pelo Programa de Combate à Pobreza e às Desigualdades, ligado à Coordenadoria de Economia Solidária.
A roda de conversa foi fruto de parcerias entre as secretarias operacionais. O objetivo da coordenação da agência é que os que atuam junto ao público tenham mais informações para repassar aos atendidos, que fazem parte do grupo em situação de vulnerabilidade e também compartilham dúvidas e questões que envolvem a violência.
O encontro contou com a participação da Superintendente da agência central do Banco Macaíba, Luana Sardinha, que agradeceu a participação e parceria dos envolvidos. Na roda também estavam a advogada e integrante da OAB Mulher da 15ª Subseção OABRJ, Jane Roriz; a técnica e advogada da Secretaria de Políticas para as Mulheres, Amanda Chianello e o coordenador do Segurança Presente em Macaé, Edilson Luiz dos Santos, além das assessora Lurdes Miranda, da Secretaria de Mobilidade Urbana e Caroline Souza, da agência Macaíba.
A agência central do Banco Macaíba continuará realizando atividades voltadas para os servidores. A previsão é que neste mês de novembro sejam realizadas ações direcionadas aos funcionários que atuam junto ao público externo em pesquisas, visitas e vistorias. A abordagem também será ligada à Lei Maria da Penha, qualidade de vida e cuidados preventivos.
O Banco Macaíba funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Por mês, são realizados uma média de 2.000 atendimentos para beneficiários e comerciantes. O espaço funciona na Rua Tenente Rui Lopes Ribeiro, 48, Centro.