Iniciativa da Secretaria de RH realiza atendimento aos familiares após falecimento de todo servidor
O Programa Acolher realiza atendimento aos familiares após falecimento de todo servidor efetivo da Prefeitura Municipal de Macaé, oferecendo acolhimento, orientações quanto a direitos e acompanhamento no decorrer dos trâmites pertinentes, desde o primeiro contato, até análise de benefícios previstos nas legislações vigentes. Inscrito na Categoria Gestão / Projetos, a Secretaria Municipal Adjunta de Recursos Humanos, através do Gabinete, Coordenadoria Especial de RH e Setor de Pessoal, conquistaram o 1º lugar no III Prêmio Servidores Inovadores realizado este ano pela Secretaria Municipal Adjunta de Ensino Superior.
Segundo a Secretaria de RH, a equipe evidenciou que o momento de perda do familiar por si só já traz uma imensa fragilidade, e entendendo que o servidor é um agente precioso a toda gestão e população, tal qual é valioso à sua família, e assim, foi criado e inscrito o Programa. Desta forma, acolher, orientar e para além disso, valorizar e reconhecer a contribuição do servidor para com a cidade de Macaé, prestando solidariedade à sua família nesse momento de pesar é o ponto principal da proposta apresentada.
A equipe, composta por Aristofanis Quirino dos Santos, Salomé Oliveira Miranda, Rita de Cássia Dias Ferreira Souza, Priscilla Nunes da Silva Castilho e Isabela de Rezende Costa, ressalta ainda a humanização presente em todo o atendimento, incluindo cartilhas informativas, homenagens póstumas e Nota de Pesar; ação direta quanto a direitos previstos nas legislações vigentes: Auxílio Funeral, Acerto Financeiro, Pensão por morte, entre outros; Registro de Óbito, e contato com órgãos necessários.
“Logo que a equipe tome conhecimento do falecimento do servidor, seja através de e-mail, ligações ou presencial, a primeira ação será o acionamento da família para escuta, seguido pelos demais procedimentos. Consideramos um aumento significativo no número de benefícios concedidos aos familiares de servidores falecidos, contribuindo assim para o pleno cumprimento da garantia de direitos”, explicou a equipe.
Aristofanis Quirino, secretário de Recursos Humanos e representante da equipe, conta que participar da terceira edição do Prêmio Servidores Inovadores pela primeira vez com o Programa Acolher foi bastante motivador. “Receber esse reconhecimento do trabalho que desenvolvemos na Secretaria, junto aos familiares dos servidores falecidos, foi muito importante para todos nós. Acolher de verdade foi nosso maior incentivador para inovação como um todo. Foi uma sensação de “acolhimento e reconhecimento” pelo trabalho conjunto nesse momento tão delicado de perda dos nossos servidores”.