logo

Programa Água Limpa: prefeitura conclui intervenções em travessia

29/04/2011 16:21:32 - Jornalista: Maria Izabel Monteiro

Foto: Ana Chaffin

Travessia que liga os canais da Antônio Curvelo com Fábio Frando deve ser liberada para o trânsito nos próximos dias.

Continuando as ações do Programa Água Limpa, de macrodrenagem e ampliação do saneamento básico, a prefeitura de Macaé está terminando as obras de ligação da Travessia 3, situada na Linha Vermelha, interligando os canais da Antônio Curvelo Benjamim com o Canal Fábio Franco. Concluída a parte interna do canal de interseção, estão sendo instaladas as tampas pré-moldadas. A partir da próxima segunda-feira (2) será iniciada a imprimação, a instalação do meio-fio e a colocação do asfalto no trecho, para a liberação do trânsito nesta área.

O secretário de Obras Públicas, Tadeu Campos, vistoriou esta semana as obras de macrodrenagem, na região cortada por canais, acompanhado pelos engenheiros Rogério Travassos, Frederico Rio, Eugênio Tourinho e Ruben Teixeira, do Consórcio CBPO/Zadar, responsável pelas obras do Programa Água Limpa que tem a fiscalização da secretaria de Obras Públicas.

De acordo com os engenheiros da CBPO/Zadar, as ações na interseção na Travessia 3, de onde saíam duas tubulações, sendo uma com mil milímetros e a outra com mil de duzentos milímetros, vão agilizar bastante o escoamento pluvial nos canais da Evaldo Costa e Antônio Curvelo Benjamim, já que a saída agora, em direção ao Canal Fábio Franco, tem seis metros de largura por dois metros de profundidade.

Após a conclusão das obras na Travessia 3, serão iniciadas as ações na Travessia 1, que liga o Canal da Antônio Curvelo Benjamim com o Canal Evaldo Costa. Segundo o secretário de Obras, já estão sendo feitos estudos para aumentar o Canal Fábio Franco, tanto em largura quanto em profundidade.

- O prefeito Riverton Mussi quer ampliar as ações do Programa Água Limpa nesta região, já que a macrodrenagem é uma das prioridades do seu governo. Além de estar agindo ampliando os canais da Evaldo Costa e Antônio Curvelo Benjamim, estamos estudando a possibilidade de ampliar o Canal Fábio Franco, que já recebeu intervenções nas passagens de nível, para que o escoamento dessa região melhore ainda mais, colocou o secretário Tadeu.

A prefeitura continua também investindo no aumento da capacidade do canal da Evaldo Costa. O Consórcio CBPO/Zadar, vem utilizando novos equipamentos, agilizando as obras para concluir a ampliação desse canal da Evaldo Costa, importante para deságue das águas pluviais nesta região de cota mais baixa. Com essa ampliação, o escoamento da água pluvial passará de 1,5 mil litros para dez mil litros por segundo.

Os engenheiros da CBPO/Zadar informaram que faltam apenas cerca de 100 metros para ser concluída a escavação desse canal, que totaliza 1.500 metros de extensão e vem recebendo galerias retangulares com seis metros de largura por dois de altura.

A nova rede de drenagem do Canal da Evaldo Costa (antiga Ayrton Senna) substitui a antiga rede que contava com pequenos tubos de 1,2 metro de diâmetro totalmente assoreados, o que era ainda agravado pelo assoreamento do Rio Macaé, ponto de deságue das águas pluviais dessa região.

Para garantir o escoamento pluvial da região, enquanto as obras não estão concluídas, o Consórcio CBPO/Zadar mantém em funcionamento o Plano de Emergência 24 horas, mesmo nos finais de semana e feriados, envolvendo homens, máquinas e equipamentos para entrar em ação em qualquer emergência. Dezenove bombas de sucção estão instaladas ao longo dos canais. Em caso de chuva mais forte, essas bombas são ligadas para aumentar o fluxo das águas pluviais nos canais, para evitar alagamentos.

O Programa Água Limpa entrou em ação em julho de 2008, com prazo de conclusão de quatro anos. A prefeitura iniciou as obras nos pontos mais atingidos pelos alagamentos e investe no programa R$ 277 milhões, com recursos próprios. Além dos investimentos nessa área, o Água Limpa contemplará toda a cidade, pois foi projetado para acompanhar o crescimento de Macaé nos próximos 20 anos.


Fotos Relacionadas