Uma das palavras de ordem da Secretaria Municipal de Administração tem sido capacitação. Foi aprovado na penúltima sessão de 2011 da Câmara Municipal de Macaé, o programa Bolsa Servidor. O benefício será concedido a até 400 servidores matriculados em cursos de nível superior, que receberão uma bolsa de estudos mensal de até R$ 500,00, paga no contracheque sem qualquer desconto previdenciário ou fiscal. As inscrições para participação no programa podem ser feitas até o próximo dia 27.
Esse benefício surge em um momento de grandes conquistas do servidor macaense. Com a aprovação do novo Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos, no qual um dos critérios para a progressão de níveis é justamente a qualificação, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Administração, oferece uma importante oportunidade de capacitação, investindo no seu servidor.
O objetivo é qualificar o servidor e estimular que o funcionário estude e, com isso, tenha progressão dentro do quadro administrativo. Os beneficiários dessa lei, como forma de contrapartida, cumprirão uma hora a mais na carga horária estabelecida para o cargo que exercem.
Para ingressar no programa Bolsa Servidor, o funcionário interessado deve ser estável, matriculado e estar frequentando regularmente o curso. Além disso, o curso de nível superior escolhido deve estar relacionado com o cargo que o servidor exerce na Administração Municipal.
O Programa Bolsa Servidor atende apenas os cursos de graduação, não se aplicando, portanto, a cursos técnicos, especializações, mestrados e doutorados. O servidor que abandonar ou trancar o curso deve comunicar imediatamente à Secretaria de Administração.
As inscrições para participar do programa tiveram início no período de 15/03/2012 a 30/03/2012, e foram reabertas no período de 16/04/2012 até 27/04/2012 no Protocolo da Secretaria Municipal de Administração, situada na Av. Rui Barbosa, nº 275, sala 401 – Galeria Macaé Fashion – Centro – Macaé-RJ. O servidor interessado a se inscrever deverá vir munido de cópia de: CPF; RG; Título de Eleitor; Crachá /Carteira Funcional; Comprovante de residência; Contra-Cheque; Declaração de matrícula do Ensino Superior; Histórico da Graduação; Preencher a declaração de que não concluiu curso superior; Preencher a declaração do candidato de não estar recebendo auxílio ou benefício como: Programa Bolsa Estágio e ou Programa Bolsa Universitária.